Dificuldades no home office? Conheça o MICROSOFT TEAMS e organize o trabalho online!

Reuniões online são apenas uma pequena parte do trabalho a distância - o Teams ajuda no resto

O Microsoft Teams é outro app que, assim como o Zoom, encontrou interesse renovado com a quarentena por facilitar o trabalho a distância. Mas, diferente do Zoom, que já comentamos aqui, o Teams é um tanto mais complexo porque ele não foca apenas em reuniões, oferecendo toda uma coleção de ferramentas para ajudar equipes que trabalham à distância se organizarem melhor.

Então vamos mostrar neste vídeo algumas das ferramentas e recursos do Microsoft Teams! Vai ser parecido com o vídeo do Zoom, vamos falar da versão desktop e celular, das duas, mas a maior parte do tempo mostrando o desktop porque é melhor para demonstrar.

02/05/2020 às 14:00
Vídeo

Veja tudo que você precisa saber do ZOOM neste vídeo e faça c...

Mostramos como funciona o app que está bombando e falamos de suas vantagens e desvantagens

Continua após a publicidade

O primeiro passo pra usar a ferramenta é acessar teams.microsoft.com e criar uma conta. Dá pra fazer com qualquer endereço de e-mail, mas se você tiver um da Microsoft facilita bastante o processo.

O site vai lhe dar a opção de baixar o aplicativo pra área de trabalho ou acessar pela web mesmo. Por incrível que pareça, no caso do Teams, é mais fácil usar pela web. As funções são exatamente as mesmas, mas o app pra desktop é mais chato pra organizar reuniões, então recomendo ficar na versão web.

Foco nas equipes

A interface do Teams geralmente já aparece na sua guia principal, de equipes. Afinal, Teams significa "times" ou, "equipes". Dá pra ter várias equipes e, em cada equipe, vários canais diferentes. Isso é especialmente útil pra empresas maiores, em que você não tem um funcionário encarregado de cada função, mas toda uma equipe. Isso ajuda muito a separar e manter organizado. E dentro da equipe ainda dá pra criar canais, pra separar ainda mais os assunto se você quiser. 

Continua após a publicidade

Você também pode se cadastrar em organizações diferentes e fica como se trocasse um "perfil" no Teams. Quando você muda de organização, atualiza toda a página, com as equipes, conversas e histórico da outra empresa. Tudo é feito pra ser bem intuitivo e organizado.

Adicione mais ferramentas

Uma ferramenta importante do Teams é a possibilidade de adicionar aplicativos. É como se fossem extensões do navegador, uma versão do aplicativo que você pode adicionar aqui e, em alguns casos dar acesso às suas equipes pra interagir, tudo dentro do Teams. Tem um catálogo bem extenso de apps, então vai de cada um olhar o que considera interessante, mas dá pra adicionar até o Zoom. Exatamente, dá pra fazer suas reuniões do Zoom diretamente de dentro do Teams, que também faz suas próprias reuniões. Acaba sendo bem útil se você usa o Teams o tempo todo mas tem que se reunir com alguém que não usa, só entrar no Zoom dentro da plataforma mesmo.

E todos esses botões estão disponíveis também na versão mobile do Microsoft Teams, claro que com uma interface levemente alterada pra ficar melhor na vertical e com botões organizados pensando na usabilidade do toque. Mas são as mesmas funções.

Reuniões limitadas, mas diretas

Vamos então falar das Reuniões. Deu pra perceber que essa função é apenas uma das muitas ferramentas do Teams, então se você só quer fazer umas reuniões de vez em quando, eu realmente recomendo usar o Zoom, mais simples e direto. O Teams é mais interessante se você quer usar todas essas ferramentas MAIS a possibilidade de fazer reuniões.

E a partir do momento que você clica aqui fica bem parecido com o Zoom, mas um pouco mais limitado. Dá pra configurar sua câmera e seu microfone, claro, e temos também um botão de levantar a mão.

04/06/2020 às 17:25
Notícia

Microsoft Team terá suporte para até 300 pessoas em videocham...

O app para ajudar equipes em trabalho a distância já permitia 250 pessoas por reunião e esse limite i...

Uma diferença importante é que o Teams pensa nessa experiência de você usar o app pra trabalhar, você já teria suas equipes nele. Então pra convidar fica mais fácil encontrar pessoas que estão nas equipes, é só pesquisar e adicionar na hora. Pra convidar alguém de fora só é possível copiando o link ou mandando um email. Mesmo copiando o link, a pessoa ainda vai ter que entrar usando o email dela depois, então fica meio redundante. Recentemente tivemos a notícia que a Microsoft está trabalhando para permitir até 300 pessoas numa reunião do Teams.

Esses convidados que não são de uma equipe podem assistir à reunião de uma maneira mais limitada. Quando compartilha tela, por exemplo, eles não podem ver. E no app do celular não dá pra organizar reuniões, só assistir e participar.

User img

João Gabriel Nogueira

João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline e o Mundo Conectado, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.