TUTORIAL em VÍDEO: Como rodar o WINDOWS 10 diretamente de um PENDRIVE

Vamos ensinar a criar uma versão móvel do Windows que pode ser executada em qualquer computador!

Leitura Rápida

  • Você pode criar um pendrive capaz de rodar o Windows diretamente dele
  • O Rufus é um programa leve e gratuito que pode ser baixado com facilidade
  • Temos um artigo ensinando a usar também o WinToUSB

Aqui no Mundo Conectado nós sempre tentamos trazer dicas que podem ajudar a facilitar sua usabilidade do computador ou ferramentas de emergência para lhe salvar de uma situação difícil. O vídeo de hoje não é diferente com a dica de mais uma ferramenta pro Windows, o Rufus! Com esse programa, você pode criar um pendrive ou disco externo de onde é possível rodar diretamente o Windows, sem usar o que está instalado na máquina. Assim, dá até pra recuperar arquivos de um HD ou SSD que simplesmente não está ligando mais, porque é a partir do pendrive ou HD externo que o sistema vai se iniciar.

É importante deixar claro aqui que isso é diferente de um pendrive ou um disco de boot, que você criar para instalar o Windows na máquina. Com o Rufus você consegue criar uma imagem completa do sistema no drive, que vai rodar sozinha, diretamente do pendrive ou hd externo ou cartão microSD.

Afinal, qual é essa utilidade? Especialmente para emergências! A gente mencionou em vídeos anteriores que é muito importante ter o windows instalado num drive separado de onde você quer manter seus arquivos. Assim, se dá algum problema, pode formatar tranquilo sem medo de perder nada. Explicamos isso em nosso vídeo sobre partições.

09/04/2020 às 19:01
Vídeo

TUTORIAL: O jeito mais fácil de baixar imagens do WINDOWS e d...

Aprenda a fazer o download dessas imagens de disco sem ficar procurando links na internet

Continua após a publicidade

Mas e se você não fez isso? Seja por falta de espaço ou qualquer motivo, e se você não tem os arquivos importantes separados e seu Windows deu uma pane que nem liga mais, como recuperar? Ter um drive com Windows independente pode ser a salvação. Você liga seu computador e roda o Windows a partir do seu drive, acessa os seus arquivos, copia eles pra um lugar seguro e depois pode formatar tranquilo! Vamos ensinar a fazer então que é muito fácil.

Primeiro você vai ter que baixar o Rufus, que pode ser feito neste link, e depois é necessário ter baixado também uma imagem do Windows. Ensinamos como fazer isso neste outro vídeo de tutorial.

O aplicativo é bem simples e tem apenas uma tela. Recomendo abrir ele com o drive USB que vai utilizar já conectado ao sistema. O lado positivo é que ele não mostra outros drives conectados por conexões diferentes de USB, evitando problemas. Na primeira tela basta selecionar o drive USB se ele já não vier selecionado. Caso tenha apenas um drive conectado como foi em nosso caso, o próprio aplicativo já fará a seleção automaticamente.

Continua após a publicidade

Depois selecione a imagem do Windows que vai utilizar no processo:

Selecionada a imagem, depois escolha "Windows To Go" em opção da imagem, esse método faz a instalação do Windows no drive USB. A outra opção, "Instalação padrão do Windows" iria gerar um drive USB para instalar o Windows em outros computadores:

A opção MBR oferece maior compatibilidade

Abaixo temos duas telas, relacionado ao tipo de boot que será gerado. O Rufus oferece duas opções, GPT e MBR. Resumidamente, GPT serve para gerar drives com capacidade superior a 2TB e o suporte será apenas para computadores mais recentes com a tecnologia UEFI, já MBR será suportado tanto em computadores mais antigos como os mais recentes com suporte a UEFI, porém o sistema reconhece uma partição com no máximo 2TB, se o drive for maior do que isso, será necessário gerar uma segunda partição.

Por questões de compatibilidade, é muito melhor usar a opção MBR pelo Rufus, caso contrario pode não funciona o boot.

Para finalizar, basta escolher o nome que vai dar ao drive, no caso escolhi "Windows". Destaquei também o sistema de arquivos NTFS, mas essa opção vem por padrão. Feito isso, só clicar no botão INICIAR que começar o processo, após finalizado uma tela informa que o processo foi finalizado e já pode usar o drive para dar boot.

Além deste vídeo temos também um artigo em texto também ensinando como usar o Rufus, mas que mostra também uma alternativa, o program WinToUSB, que é muito interessante porque permite criar uma imagem clonada do seu Windows no USB. Confira aqui!

User img

João Gabriel Nogueira

João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline e o Mundo Conectado, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.