Mapa térmico de deslocamento mostra a importância do isolamento social, mas e a sua privacidade!?

Mapeamento de celulares mostra deslocamento social e colocam em cheque privacidade + [email protected]

Duas empresas americanas pouco conhecidas pelo público geral, a X-Mode e a Tektonix, que atuam no ramo de análise e venda de dados de localização, fizeram um vídeo mostrando como jovens que passaram suas férias de primavera (Spring Break) em uma praia específica da Flórida, potencialmente levaram Coronavirus pra grande parte da costa leste dos Estados ao voltar para as suas casas.

A ideia do vídeo o risco do deslocamento e a importância do isolamento social, porém para provar sua teoria, usaram dados de deslocamento do celular das pessoas colocando sua privacidade em risco. 

As empresas alegam que não foram usados dados das operadoras de celular, mas sim de apps de terceiros em que os usuários acabam autorizando o udo dos dados (Nota do Editor: muitas vezes sem nem ler as letrinhas de rodapé), apps esses que negociam os dados dos usuários com terceiros.

Em tempos em que ficamos com os celulares em nossos bolsos em período integral, esse tipo de mapeamento permite que empresas saibam onde fomos e quanto tempo ficamos em cada lugar. 

Continua após a publicidade

Até que ponto isso é aceitável?

User img

Jacson Boeing

Apaixonado por tecnologia, gadgets e pelo universo geek em geral, Jacson Boeing é sócio-fundador e Editor do Adrenaline, onde desenvolve um trabalho de bastidores, desenvolvendo parcerias e formas criativas de dominar o universo! Fora os sonhos ambiciosos, também ajuda no desenvolvimento de pautas e escreve esporadicamente sobre tecnologia, além de viajar para cobrir in-loco alguns eventos internacionais considerados importantes dentro da estratégia de expansão do Adrenaline.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.