Índice do Artigo

Google

Google 90 está trazendo a opção de enviar fragmentos de texto em links

A função foi lançada em 2020 como uma extensão, mas agora é nativa no navegador

19/04/2021 09:48 Update 19/04/2021 09:48 0
Google 90 está trazendo a opção de enviar fragmentos de texto em links
Créditos: Divulgação/Google

O Chrome 90 está adicionando novos recursos para se tornar “mais útil ao longo do dia de trabalho“. A Google acaba de fazer uma publicação afirmando que a funcionalidade “Link to Text Fragment”, (ou link de um fragmento de texto, em tradução livre), que antes era uma extensão está disponível nativamente no navegador. A atualização está chegando aos poucos para os usuários Android e desktop. 

O Link to Text Fragment foi lançado em 2020. Os usuários que queriam fazer uso do recurso precisavam adicionar a extensão ao navegador. Com as atualizações do Chrome 90, a Google está pretendendo deixar a navegação mais fácil e útil aos usuários. Até o momento alguns PCs e smartphones Android já podem fazer o uso. O iOS receberá o update “em breve”. 

O recurso funciona assim: imagine que você achou um trecho de um longo artigo muito interessante e quer compartilhar com o colega de trabalho. No lugar de tirar um print, foto, ou qualquer outro modo – que pode dificultar a visualização -, você copia o lugar de destaque, clica com o botão direito e escolhe a opção “copiar link de destaque”. Assim, todo o artigo é enviado ao seu colega, com o destaque para a parte escolhida. 

Você pode ver como funciona no GIF abaixo:

A atualização está sendo enviada aos usuários aos poucos. Alguns já podem usar a opção, enquanto outros ainda não a tem disponível. É necessário estar na última versão do Chrome 90. Para verificar se há updates disponíveis clique em configurações  sobre o Google Chrome.

Caso apareça que o seu navegador está na última versão e a função não esteja disponível, é porque a Google ainda não enviou as novidades para a sua máquina. No momento apenas os dispositivos com suporte nativo da Google (Chrome e desktop), tem a confirmação das novidades. Os serviços Apple, como o iOS (sistema operacional dos iPhones), ainda não apresentam a opção. Ainda não há confirmação da data de envio até o momento. 

YouTube video

Via: The Verge