Drone

 

Veículo aéreo não tripulado (VANT), também conhecido como aeronave remotamente pilotada (ARP) ou ainda drone (do inglês. zangão), é todo e qualquer tipo de aeronave que pode ser controlada nos 3 eixos e que não necessite de pilotos embarcados para ser guiada. Estes tipos de aeronaves são controladas à distância por meios eletrônicos e computacionais, sob a supervisão de humanos, ou mesmo sem a sua intervenção, por meio de Controladores Lógicos Programáveis (CLP). 

fonte: Wikipedia

Fotógrafos e cineastas contam com eles para capturar imagens de alta qualidade, e algumas das maiores empresas do mundo como a Amazon estão testando a tecnologia para a entrega de encomendas. Um drone consegue captar melhores ângulos para fotos e filmagens mantendo a câmera estável por mais tempo, facilitando também a produção de vídeo. Estes benefícios técnicos faz com que também sejam usados por emissoras de TV, diminuindo o custo em suas filmagens aéreas, considerando que as emissoras televisivas ainda utilizam muito o helicóptero.

A tecnologia dos drones pode ser utilizada em resgates em locais de difíceis acessos, áreas de desastres (alagamentos, desmoronamentos, desabamento, incêndios, construções interditadas, etc), pois tais dispositivos transmitem imagens e vídeo em tempo real contribuindo assim para o sucesso das equipes de resgate. Os drones também são usados para monitorar pessoas, como para evitar ataques ou mesmo casos de vandalismo. Também pode ser utilizado positivamente na agricultura para identificar pragas, falhas no plantio e outros problemas comuns de lavoura. Também tem sido utilizado por índios em diversos lugares para vigiar a área preservada e de direito/posse indígena, que frequentemente são invadidos por desmatadores ilegais e/ou garimpeiros.

Até então, a empresa líder nesse segmento é a DJI, com cerca de 69% do mercado mundial em relatório de 2020. Mas outras empresas como Skydio com seus drones referência em recursos autônomos, Autel, FIMI e Parrot também buscam nesse mercado com forte potencial para crescimento.