Índice do Artigo

Internet

5G: 160 milhões de conexões nas Américas podem ser alcançadas ainda em 2022

Até 2023, cerca de 2 bilhões de conexões serão atingidas em todo o mundo

5G: 160 milhões de conexões nas Américas podem ser alcançadas ainda em 2022
Créditos: Shutterstock / Cybertalk

A transição de novos usuários para o 5G está em ritmo acelerado no mundo inteiro. Segundo um estudo efetuado por meio da parceria entre a 5G Américas e a Omdia, se continuar nesse ritmo de crescimento, a América do Norte, até o fim de 2022, alcançará 137 milhões de conexões já na atual geração de internet móvel. Com relação à América Latina, estima-se que alcançará 22 milhões ainda neste ano. Somando as duas, aponta para aproximadamente 160 milhões de conexões nos próximos meses.

Apesar do potencial de crescimento do 5G ser imenso, e ainda estar no início do seu ciclo, o padrão LTE predomina nas regiões, contando com 500 milhões de norte-americanos e 540 milhões de conexões na América Latina. Os resultados são do segundo trimestre de 2022. Falando sobre o cenário global, as conexões 5G aumentaram 112% no segundo trimestre deste ano. Até 1,3 bilhão de pessoas poderão fazer parte na nova geração até dezembro — e as previsões para 2023 são maiores: 2 bilhões.

O padrão LTE ainda predomina nas regiões, contando com 500 milhões de norte-americanos e 540 milhões de conexões na América Latina.

Usando os dados da 5G Américas (com apoio da TeleGeography), cerca de 233 operadoras em todo o mundo possuem condições de oferecer 5G. Dentro desse segmento, 26 são no Caribe e América Latina e 14 são na América do Norte. Comparando as informações com a base de operadoras capacitadas para o padrão LTE até agosto deste ano, os resultados são estes:

 Região  LTE  5G
 Global  699  233
 América do Norte  18  14
 América Latina e Caribe  131  26

 

(Créditos: pixabay / QuinceCreative)

Ciclo do 5G ainda está no início, mas causou movimentação considerável em mercado de celulares usados.

Conforme informado anteriormente pelo Mundo Conectado, não são apenas os donos de smartphones novos que estão empolgados com a nova geração de internet móvel. O 5G está movimentando consideravelmente o mercado de usados. Entre os principais recursos que estão empolgando os usuários, destacam-se as promessas de downloads mais rápidos e estáveis, e redução notável de latência. Mesmo que sejam características interessantes, apenas arranham as vantagens da tecnologia, que representa o potencial de até R$ 590 bilhões anuais em benefícios para o Brasil até 2031.

Destacam-se as promessas de downloads mais rápidos e estáveis, e redução notável de latência.

Porém, qual é sua opinião sobre o recurso? Está interessado em ingressar assim que possível, ou esperará o amadurecimento, com o passar dos meses? Compartilhe o seu ponto de vista e as suas expectativas nesta matéria, e continue acompanhando as nossas redes sociais!

Via: Terra, Cybertalk