Toshiba anuncia padrão XFMExpress de memória não-volátil com soquete
Créditos: Toshiba

Toshiba anuncia padrão XFMExpress de memória não-volátil com soquete

Novo modelo de armazenamento serve para eletrônicos ultrafinos, como notebooks e IoT

A fabricante de produtos de TI e comunicação, Toshiba, anunciou o seu mais novo padrão XFMExpress de memórias não-voláteis para armazenamento. A tecnologia inédita foi pensada para eletrônicos finos e leves para consumidores, incluindo notebooks ultrafinos e produtos de Internet das Coisas (IoT).

05/08/2019 às 15:55
Notícia

Empresa japonesa obtém sucesso em testes com carro voadores

O governo japonês espera ter carros voadores ocupando o país até 2030

De acordo com a companhia, o XFMExpress chega com o objetivo de resolver o problema de reparabilidade de dispositivos do tipo — que geralmente possuem um SSD conectados diretamente na placa-mãe, não sendo substituível. Além disso, os engenheiros da firma possuem a opinião de que o formato M.2 não se encaixa totalmente nos requisitos de dimensões de produtos finos e leves de hoje no mercado.

Ou seja, segundo a Toshiba, existe uma necessidade no mercado por um padrão de armazenamento que economize espaço e se mantenha dentro do dispositivo, mas que ainda permita reparabilidade ao ser tirado do notebook ou aparelho de Internet das Coisas.

 
 
Fonte: Toshiba

Vale lembrar que o XFMExpress não irá competir com o SD Express, já que ele não está sendo vendido como uma solução de armazenamento removível. Ao invés disso, o novo padrão é pensado para ser uma ferramenta de armazenamento interno que seja fácil de se substituir.

Segundo o site TechPowerUp, o XFMExpress consiste em dois componentes, sendo um deles o cartão XFMExpress, que tem dimensões similares às de um cartão SD (14 mm x 18 mm x 1,4mm). A outra peça é um soquete que a Toshiba projetou em parceria com a Japan Aviation Electronics corp. (JAE). Ele é feito em aço e tem pontos de contatos que são soltados diretamente na placa-mãe do dispositivo.


Fonte: Toshiba

Ainda de acordo com a publicação, o XFMExpress usa o padrão PCI-Express x4 como camada física, assim como o protocolo NVMe. No momento, o novo padrão da Toshiba ainda depende do PCIe Gen 3.0, mas a empresa prometeu que irá adotar a quarta geração em breve. O design do armazenamento XFMExpress ainda traz um controlador, cache DRAM e chip de memória 3D NAND Flash.

Continua após a publicidade
Via: TechPowerUp
User img

Carlos Felipe

Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation, época em que também se divertia com o Super Nintendo dos outros. Em 2005 migrou parao PC, e aí começou a se interessar por tecnologia também. Apesar disso, nunca conseguiu largar a preferência por jogos de corrida e de esporte, principalmente os de futebol. Estuda jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.