Créditos: Nvidia

IA de pintura Nvidia GauGAN já foi usada para fazer mais de meio milhão de imagens

Tecnologia transforma rabiscos em telas fotorrealistas

A Nvidia anunciou que a inteligência artificial artística GauGAN é sua demonstração mais popular atualmente e mais de meio milhão de imagens já foram criadas utilizando a tecnologia. Atualmente em beta, o aplicativo para web que pode ser testado online usa uma potente rede neural para transformar rabiscos em fotos.

Lançado no primeiro trimestre do ano, o programa permite escolher certos tipos de forma, como água, pedras, montanhas e nuvens, e gerar imagens com os elementos apenas desenhando rabiscos em uma tela. Após o software reconhecer as silhuetas presentes no desenho, a rede neural busca entre suas referências e cria uma nova imagem baseada nas informações oferecidas pelo usuário.


Além de fazer desenhos, você também pode fazer upload de imagens para o GauGAN transformar. Imagem: Mateus Mognon/Mundo Conectado

Em seu blog, a Nvidia compartilhou relatos de usuários que utilizaram a ferramenta, que pode ser acessada gratuitamente aqui. Colie Wertz, artista conceitual e modelador que trabalhou em filmes das franquias Star Wars,Transformers e Avengers, disse que a novidade é uma ótima forma de buscar referências. "O GauGAN apareceu em cena e alterou minha noção sobre o que eu poderia usar para me inspirar. Não é algo que eu imaginava à minha disposição".

Além de dar um relato sobre sua experiência com o software da Nvidia, o artista também compartilhou em seu Instagram uma arte conceitual de nave espacial feita em um ambiente criado dentro do GauGAN. "As atualizações em tempo real para meus ambientes com alguns traçados de pincel são inacreditáveis", disse o modelador". É como uma ambientação instantânea".

Nomeada em homenagem ao pintor da impressionista Paul Gauguin, a rede neural GauGAN utiliza mapas de segmentação para tornar os rabiscos em imagens realistas. A Nvidia já fez demonstrações públicas da tecnologia em eventos como a SIGGRAPH e a versão beta presente na internet é uma forma dos usuários ajudarem a empresa a desenvolver a rede neural. 

"Queremos ter um impacto com nossa pesquisa", explica o pesquisador da Nvidia Ming-Yu Liu, que desenvolveu o GauGAN junto com Taesung Park, Ting-Chun Wang e Jun-Yan Zhu. "Esse trabalho cria um canal para que as pessoas expressem sua criatividade e gerem obras de arte que não poderiam ser capazes de fazer sem IA. Possibilita que a imaginação deles se torne realidade." 

Fonte: Nvidia
User img

Mateus Mognon

Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

Samsung GALAXY S21, S21 PLUS e S21 ULTRA lançados: confira os PRINCIPAIS DESTAQUES

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.