Google Chrome 76 já está disponível com aprimoramento no modo escuro e mais
Créditos: Ilustração de Alex Castro / The Verge

Google Chrome 76 já está disponível com aprimoramento no modo escuro e mais

As maiores novidades são as políticas para evitar paywall e bloqueio automático de flash

O Google Chrome 76 já está disponível para os usuários. Entre as principais novidades presente nesta versão do navegador está a atualização do modo escuro, além de não ser mais possível saber quando um usuário está acessando o site em guia anônima e está bloqueando ainda mais os Flashs.

Os rumores de que o flash deixaria de ser usado até 2020 não se confirmaram, mas com essa atualização o Google está caminhando para que o recurso deixe de ser usado em pouco tempo. Agora além do Google bloquear itens individuais Flash por padrão, ele também irá desativar todo o recurso do navegador, também por padrão.

Uma das principais novidades dessa versão é que agora o Google não permite mais que os sites saibam que os usuários estão acessando os conteúdos por alguma guia anônima. Alguns sites, principalmente de notícias, identificavam quando o usuário estava acessando o conteúdo por guias anônimas e acionavam automaticamente o paywall, que é um sistema de assinatura usado por jornais online e outros veículos de comunicação que dá acesso a conteúdos restritos, pagos. 

24/04/2019 às 18:25
Notícia

Como usar o modo escuro no Google Chrome do Windows 10

Depois de muita espera, agora é possível usar o Dark Mode no navegador sem precisar de uma extensão

Para descobrir que os usuários estão acessando por guias anônimas os sites acionam a API, caso seja recebida uma mensagem de erro, isso significa que o usuário está acessando de guias anônimas e, assim é possível bloquear o acesso a conteúdos, obrigando o a recorrer ao paywall.

Isso vai começar a ser mais difícil a partir da próxima atualização do Google, já que não será mais possível identificar que o acesso está vindo, ou não, de guias anônimas. O objetivo é evitar que esses sites de notícias usem o método paywall.

27/04/2019 às 17:40
Notícia

Atualização 74.0.3729.112 do Google Chrome para Android chega...

Para ativá-lo, porém, é necessário acessar a seção chrome://flags

O modo escuro chegou para o Google Chrome na versão 73 e 74, na versão 75 não foi dada tanta importância para o modo, mas agora na 76 ele parece ter corrigido algumas falhas e está mais estável. O modo noturno, ou escuro, tira o fundo branco, que é aplicado na maioria dos sites, e deixa em um tom de preto. O objetivo é economizar energia, por usar menos luminosidade das telas, e também ser mais confortável aos olhos.

Continua após a publicidade

Essa versão do modo escuro também permite que os próprios desenvolvedores da Web consigam  programar seus sites para uma exibição automática do dark mode, quando o navegador do usuário já tiver acionado neste modo de exibição. Segundo o site de developers da Google, será necessário adicionar poucas linhas de código para que a função funcione.

Via: The Verge
User img

Ana Luiza Pedroso

Ana Luíza é técnica em informática formada pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e graduanda de Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Compõe o quadro de estagiários do Adrenaline e Mundo Conectado desde 2018, publicando notícias. Aprende muito todos os dias sobre o universo de hardware, games e tecnologia.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.