A Google lançou hoje um teaser oficial do Pixel 4, seu novo smartphone topo de linha que deve chegar até o final do ano. O smartphone aparece em um vídeo de 22 segundos publicado no canal do YouTube oficial da empresa. A peça publicitária ressalta duas funcionalidades que estarão presentes no dispositivo: desbloqueio facial e suporte para gestos.
Na produção chamada "(Não) pegue o smartphone", uma usuária desbloqueia o dispositivo apenas olhando para a tela e consegue realizar ações no dispositivo usando gestos, sem precisar encostar no aparelho. Segundo a descrição do vídeo, a novidade se chama Motion Sense.
Apesar do teaser ser bem curto, a empresa fez uma publicação em seu blog que confirma rumores que já apareceram sobre o Pixel 4. A firma revelou que a funcionalidade Motion Sense realmente é baseada no Projeto Soli, apresentado pela companhia durante a Google I/O de 2015. A tecnologia utiliza um chip que permite controlar dispositivos por meio de gestos, e pode ser um grande ponto de partida para a disseminação de mais produtos de internet das coisas.
A presença da tecnologia do Projeto Soli e o reconhecimento facial avançado, que demandam mais sensores na frente do smartphone, fizeram a empresa deixar o notch de lado e adotar uma borda mais larga na tela, detalhe que também apareceu em vazamentos anteriormente. Na imagem abaixo, é possível ver a disposição dos sensores que estarão presentes no Pixel 4.
Imagem: Google/Divulgação
Segundo a imagem oficial revelada pela Google, o dispositivo contará com duas câmeras infra-vermelho acompanhadas de rastreadores de iluminação para reconhecimento facial, um sensor de proximidade, o radar do Projeto Soli e claro, uma câmera para selfies. O produto também trará uma caixa de som no centro da borda superior.
Segundo a Google, toda essa quantidade de tecnologias vai ajudar a tornar o processo de desbloqueio facial mais rápido e seguro. Já o radar do Soli, que é baseado em tecnologias usadas em aviões, fará o Pixel 4 ser o primeiro smartphone da linha com suporte para gestos, que podem ser usados para trocar de música em apps de streaming, desligar alarmes e rejeitar ligações, tudo sem precisar segurar o smartphone.
"Esses recursos são apenas o começo e, assim como os [smartphones] Pixels melhoram com o tempo, o Motion Sense também vai evoluir", explica Brandon Barbello, gerente de produtos da linha Pixel, no blog da empresa.
A Google disse que lançará o Pixel 4 entre os meses de setembro e dezembro. Apesar de não termos uma data, a companhia costuma apresentar seus novos hardwares em outubro, junto com a chegada da nova versão do Android. E aí, o que achou das novidades? Deixe sua opinião nos comentários!
Via: GSM Arena Fonte: Google Blog