Sony quer criar um
Créditos: Sony

Sony quer criar um "ar condicionado vestível" com o Reon Pocket, seu novo projeto

Dispositivo portátil fica numa camisa especial e pode resfriar ou esquentar o usuário

A Sony pode não conseguir se destacar no segmento de smartphones, mas isso não quer dizer que a empresa vai desistir de desenvolver novos produtos diferenciados. Através de crowdfunding (financiamento coletivo), a companhia japonesa quer criar uma espécie de ar condicionado portátil - trata-se do Reon Pocket, que você confere no vídeo abaixo:

Infelizmente o conteúdo está em japonês porque o projeto está sendo iniciado na terra natal da empresa, onde ele já conseguiu atingir sua meta de financiamento. Ou seja, o Reon Pocket vai se tornar uma realidade.

O dispositivo funciona com o auxílio de uma camiseta especial, que tem um bolso que posiciona o Reon um pouco abaixo da nuca da pessoa. Apesar de ser descrito como um "ar condicionado portátil", isso é apenas para facilitar o entendimento de seu uso, porque seu funcionamento não tem nada a ver com condicionamento de ar. O que ele faz, na verdade, é usar o efeito de Peltier para absorver ou gerar calor, dependendo de como passa a corrente elétrica pelos seus componentes, o que é ajustado pelo usuário. Você pode usar um app para definir se quer resfriar seu corpo, em até 13 ºC a menos, ou esquentar, subindo até 8,3 ºC. E o dispositivo opera sem ruído e não parece ficar muito protuberante na camisa, podendo ser facilmente escondido por um paletó, por exemplo.

O controle pelo app é manual, mas a Sony já tem promessas de oferecer uma opção automática num update futuro. A autonomia do Reon Pocket que pode decepcionar algumas pessoas. Espera-se que a bateria dure pouco menos de duas horas de uso contínuo, o que significa que a pessoa precisaria usar o aparelho em momentos específicos, por curtos períodos de tempo.

O Reon Pocket, por enquanto, está sendo projetado apenas para o Japão, onde a Sony espera disponibilizar o dispositivo em março de 2020. O custo final para quem estiver interessado e não participou do financiamento coletivo é de ¥ 12,760, o que dá mais ou menos R$ 441,75, em conversão direta. Por enquanto não foram informados planos de vender o vestível em mais mercados.

Fonte: Engadget
User img

João Gabriel Nogueira

João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline e o Mundo Conectado, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.

Novo fone sem fio WH-CH710N da Sony tem bateria com até 35 horas de duração

Novo fone sem fio WH-CH710N da Sony tem bateria com até 35 horas de duração

Empresa também garante que 10 minutos de carga oferecem ao menos uma hora de uso


Cardiogram para o Apple Watch agora consegue detectar se o seu corpo enfrenta um vírus

Cardiogram para o Apple Watch agora consegue detectar se o seu corpo enfrenta um vírus

Update no aplicativo detecta batidas aceleradas do coração durante o sono


Apple Watch Series 6 poderá contar com tecnologia Touch ID na tela

Apple Watch Series 6 poderá contar com tecnologia Touch ID na tela

Novos rumores apontam que Apple deve otimizar próxima geração de smartwatch


Novas especificações sobre a Fitbit Charge 4 vazam na internet

Novas especificações sobre a Fitbit Charge 4 vazam na internet

Informações não apontam possível data de lançamento devido ao COVID-19


Câmeras do Sony Xperia 1 II utilizam sensores da Sony e da Samsung

Câmeras do Sony Xperia 1 II utilizam sensores da Sony e da Samsung

Com conectividade 5G, aparelho deve chegar ao mercado nos próximos meses