Operadoras disponibilizam função para desativar serviço de caixa postal
Créditos: Andrey Popov/Dreamstime.com

Operadoras disponibilizam função para desativar serviço de caixa postal

Vulnerabilidade em caixa postal teria sido usada para invadir telefone de Sérgio Moro

As operadoras de telefonia passaram a divulgar melhor a possibilidade de desativar o serviço de caixa postal da sua linha telefônica. Isso se tornou especialmente relevante em 2019, já que hackers podem explorar uma vulnerabilidade nesse recurso para invadir smartphones — algo que teria sido feito com o número do Ministro da Justiça, Sérgio Moro, e com outras autoridades.

18/03/2019 às 16:07
Notícia

Claro fecha compra da Nextel por R$3,47 bilhões

O acordo garante 26,05% de participação de mercado para a Claro

Recentemente, a Operação Spoofing da Polícia Federal resultou na prisão de quatro pessoas, que são suspeitas de estarem por trás dos ataques aos celulares pessoais de Moro e de outras pessoas. Segundo o Juiz Vallisney de Oliveira, da 10ª Vara da Justiça Federal de Brasília, as investigações feitas até o momento apontam que os criminosos obtiveram o código que os servidores do Telegram envia atrás de ligação telefônica.

Teria sido através desses códigos de recuperação que eles conseguiram acessar as contas do Telegram de Sérgio Moro e de outras autoridades da vida pública brasileira. Para isso, eles teriam explorado essa vulnerabilidade nas caixas postais, que está presente no uso remoto desse serviço e não foi corrigida até agora.

De acordo com o site G1, a maioria dos usuários nem sabe da existência dessa funcionalidade e não chega a trocar a senha padrão, deixando o serviço bastante exposto. Para garantir que a ligação chegaria na caixa postal, os criminosos usam um serviço VoIP para bombardear a vítima com ligações, deixando a linha ocupada — em alguns casos, a ligação vem do próprio número do usuário.

Como desativar caixa postal nas principais operadoras

Claro

Na Claro, basta você acessar o site ou o aplicativo Minha Claro com o seu usuário e senha de sempre. No menu superior, escolha "Serviços" e depois vá até "Serviços Claro". Depois, role a página para baixo e vá até a opção "Desativar Secretária Claro". Basta confirmar que o serviço foi desativado e anotar o número do protocolo.

Oi

Já para clientes da Oi há a opção de ligar para o número *144 escolher a opção 3 do menu, que serve para lidar com serviços da operadora. Se desejar, ainda é possível fazer o mesmo processo no site Minha Oi. Depois da fazer o seu login, escolha a opção "Móvel" e vá até a aba "Serviços". Lá, clique em "Ativação e Desativação de Serviços". Então, basta desativar a opção "Pacote Caixa Postal Básico" e clicar em confirmar.

Tim

Assim como na Oi, você pode ligar para o número *144 diretamente seu aparelho para resolver essa questão. A outra opção é no site Meu Tim, onde você deve clicar em "Serviços" e então em "Serviços Tim". Você somente precisa desmarcar a opção "Caixa Postal" e apertar em "Salvar".

Vivo

Para quem é cliente Vivo, a situação é um pouco mais chata: você precisa ligar diretamente para o atendimento da operadora para solicitar a desativação do recurso. Ligue para o número *8486 a partir de seu telefone ou do número *105 a partir de outros aparelhos. Navegue no menu até chegar a um representante e solicite diretamente o cancelamento do serviço de Caixa Postal.

Via: G1
Análise: um dos MELHORES DO ANO! O excelente XIAOMI MI 9T (Redmi K20)

Análise: um dos MELHORES DO ANO! O excelente XIAOMI MI 9T (Redmi K20)

Aparelho acerta em design, performance, funcionalidades e emenda com um ótimo conjunto de câmeras


Exploit no iOS 13 permite ver os contatos do iPhone mesmo com o aparelho bloqueado

Exploit no iOS 13 permite ver os contatos do iPhone mesmo com o aparelho bloqueado

Nova versão do sistema só chega no dia 19 de setembro e já encontraram falhas


Qualcomm e Ericsson trabalham na comercialização 5G em modo autônomo

Qualcomm e Ericsson trabalham na comercialização 5G em modo autônomo

Empresas querem conduzir uma transição para o 5G autônomo a partir de 2020


Telegram zoa Whatsapp por anunciar novo limite de 100MB para anexos

Telegram zoa Whatsapp por anunciar novo limite de 100MB para anexos

Concorrente permite arquivos de até 1.5GB


Casal australiano é preso no Irã após voo ilegal com drone

Casal australiano é preso no Irã após voo ilegal com drone

Blogueiros filmavam viagem da Austrália a Londres quando foram presos