Operadoras disponibilizam função para desativar serviço de caixa postal
Créditos: Andrey Popov/Dreamstime.com

Operadoras disponibilizam função para desativar serviço de caixa postal

Vulnerabilidade em caixa postal teria sido usada para invadir telefone de Sérgio Moro

As operadoras de telefonia passaram a divulgar melhor a possibilidade de desativar o serviço de caixa postal da sua linha telefônica. Isso se tornou especialmente relevante em 2019, já que hackers podem explorar uma vulnerabilidade nesse recurso para invadir smartphones — algo que teria sido feito com o número do Ministro da Justiça, Sérgio Moro, e com outras autoridades.

18/03/2019 às 16:07
Notícia

Claro fecha compra da Nextel por R$3,47 bilhões

O acordo garante 26,05% de participação de mercado para a Claro

Recentemente, a Operação Spoofing da Polícia Federal resultou na prisão de quatro pessoas, que são suspeitas de estarem por trás dos ataques aos celulares pessoais de Moro e de outras pessoas. Segundo o Juiz Vallisney de Oliveira, da 10ª Vara da Justiça Federal de Brasília, as investigações feitas até o momento apontam que os criminosos obtiveram o código que os servidores do Telegram envia atrás de ligação telefônica.

Teria sido através desses códigos de recuperação que eles conseguiram acessar as contas do Telegram de Sérgio Moro e de outras autoridades da vida pública brasileira. Para isso, eles teriam explorado essa vulnerabilidade nas caixas postais, que está presente no uso remoto desse serviço e não foi corrigida até agora.

De acordo com o site G1, a maioria dos usuários nem sabe da existência dessa funcionalidade e não chega a trocar a senha padrão, deixando o serviço bastante exposto. Para garantir que a ligação chegaria na caixa postal, os criminosos usam um serviço VoIP para bombardear a vítima com ligações, deixando a linha ocupada — em alguns casos, a ligação vem do próprio número do usuário.

Como desativar caixa postal nas principais operadoras

Claro

Na Claro, basta você acessar o site ou o aplicativo Minha Claro com o seu usuário e senha de sempre. No menu superior, escolha "Serviços" e depois vá até "Serviços Claro". Depois, role a página para baixo e vá até a opção "Desativar Secretária Claro". Basta confirmar que o serviço foi desativado e anotar o número do protocolo.

Oi

Já para clientes da Oi há a opção de ligar para o número *144 escolher a opção 3 do menu, que serve para lidar com serviços da operadora. Se desejar, ainda é possível fazer o mesmo processo no site Minha Oi. Depois da fazer o seu login, escolha a opção "Móvel" e vá até a aba "Serviços". Lá, clique em "Ativação e Desativação de Serviços". Então, basta desativar a opção "Pacote Caixa Postal Básico" e clicar em confirmar.

Tim

Assim como na Oi, você pode ligar para o número *144 diretamente seu aparelho para resolver essa questão. A outra opção é no site Meu Tim, onde você deve clicar em "Serviços" e então em "Serviços Tim". Você somente precisa desmarcar a opção "Caixa Postal" e apertar em "Salvar".

Continua após a publicidade

Vivo

Para quem é cliente Vivo, a situação é um pouco mais chata: você precisa ligar diretamente para o atendimento da operadora para solicitar a desativação do recurso. Ligue para o número *8486 a partir de seu telefone ou do número *105 a partir de outros aparelhos. Navegue no menu até chegar a um representante e solicite diretamente o cancelamento do serviço de Caixa Postal.

Via: G1
User img

Carlos Felipe

Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation, época em que também se divertia com o Super Nintendo dos outros. Em 2005 migrou parao PC, e aí começou a se interessar por tecnologia também. Apesar disso, nunca conseguiu largar a preferência por jogos de corrida e de esporte, principalmente os de futebol. Estuda jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

Testamos o ROG Phone 3!

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.