Google Lens agora pode ser utilizado em pesquisas por imagem no smartphone
Créditos: Ajudandroid

Google Lens agora pode ser utilizado em pesquisas por imagem no smartphone

Nova função permite fazer buscas mais inteligentes

A Google começou a liberar no Brasil e no mundo a ferramenta Google Lens em pesquisas por imagem no seu buscador para smartphones. A funcionalidade permite fazer buscas mais inteligentes e de maneira mais fácil.

Para utilizar o Lens, basta entrar no serviço de pesquisas do Google e buscar por imagens. Ao clicar em um dos resultados e selecionar a opção Lens, a funcionalidade vai analisar o arquivo e demarcar objetos em destaque com pontos. O usuário também pode fazer seleções utilizando uma caixa ou desenhando.

 


Imagem: Google/Divulgação

Após a seleção de um objeto na imagem ser feita, o Google Lens vai mostrar pesquisas e outras imagens similares ao presente na pesquisa, como é possível ver na demonstração acima. A notícia é ótima para os e-commerces, afinal, se o usuário gostar de algo que viu em uma imagem, agora é possível encontrar um link de compra rapidamente.

A imagem abaixo, capturada em um Xiaomi Mi 6, mostra a tecnologia em ação nas pesquisas do Google Brasil. Após o óculos escuro (que foi colocado com um filtro) ser selecionado na imagem, a tecnologia recomendou produtos que mais se aproximam do que é mostrado na foto.


Busca feita no Google Imagens com o Lens em ação

A tecnologia Lens pode ser utilizada no Google Imagens por meio dos mecanismos de busca da empresa disponíveis para Android e iOS. A ferramenta também funciona diretamente no Google Fotos, Google Assistant e em seu aplicativo, que permite usar a câmera do celular para fazer pesquisas avançadas com objetos em tempo real.

User img

Mateus Mognon

Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.