Orion, primeira cápsula da missão Ártemis 1, já está pronta para ser lançada à lua
Créditos: Jim Bridenstine via Twitter

Orion, primeira cápsula da missão Ártemis 1, já está pronta para ser lançada à lua

Essa missão vai ser responsável por levar a primeira mulher para a lua até 2024

O Vice-presidente da Nasa, Mike Pence, anunciou que a primeira cápsula Orion já está pronta. O pronunciamento aconteceu durante um evento de comemoração aos 50 anos da Missão Apollo 11,  que levou o primeiro homem para a lua. Orion será responsável por fazer o retorno na lua e será  a primeira cápsula a ser lançada para a missão Artemis 1, que vai levar a primeira mulher a pisar em solo lunar.

O governo dos EUA já anunciou no começo de 2019 que uma nova missão para a lua irá acontecer até o ano de 2024, mas com o objetivo de manter uma base fixa para "voos mais altos". Isso quer dizer que a lua será usada como local de pouso para desbravar outros lugares do espaço, tendo como primeira parada Marte.

28/03/2019 às 00:50
Notícia

Governo dos EUA planeja enviar astronautas à Lua nos próximos...

Objetivo da NASA é voltar ao satélite até 2024 para estabelecer presença permanente por lá

A cápsula Orion que está pronta para lançamento não será tripulada e vai ser a primeira a ser enviada para lua nessa missão. Ela vai ser lançada pelo Space Launch System, um foguete de última geração. Um segundo lançamento, desta vez tripulado, está previsto para o ano de 2022, embora o prazo para comprimento da missão seja dois anos depois, em 2024. A cápsula também será outra versão da Orion, e vai transportar a primeira astronauta mulher para a lua.

O nome da missão não é por acaso, na mitologia grega Ártemis é a Deusa da Lua, e irmã gêmea de Apolo, que foi o nome da missão de 1969. Jim Bridenstine, administrador da Nasa afirmou em comunicado: “Acho muito bonito que depois de 50 anos do programa Apollo, a missão Ártemis consiga transportar os próximos homens e a primeira mulher à Lua”. Em seu Twitter ele repostou a publicação do senador Jerry Moran que diz que a missão pode inspirar a futura geração feminina de astronautas e cientistas.

Continua após a publicidade

03/12/2018 às 08:19
Notícia

Administrador da NASA diz que EUA têm planos de manter uma pr...

Lua será usada como laboratório de testes para a missão de Marte

Essa missão tem o objetivo de aprimorar as pesquisas da Nasa e vai transformar a lua em um "laboratório de testes", podendo ser usada como base para outras missões. Bridenstine afirma em comunicado "Similar à década de 1960, nós também temos a oportunidade de dar um grande passo à frente para toda a humanidade". Ainda não foi divulgado quando o lançamento da cápsula Orion irá acontecer, mas com a pressão de um curto período para que a missão seja realizada, o lançamento não deve demorar.

Via: Sapo Tek, DigitalTrends
User img

Ana Luiza Pedroso

Ana Luíza é técnica em informática formada pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e graduanda de Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Compõe o quadro de estagiários do Adrenaline e Mundo Conectado desde 2018, publicando notícias. Aprende muito todos os dias sobre o universo de hardware, games e tecnologia.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.