Elon Musk anunciou recentemente que está trabalhando em um chip cerebral que tem a intenção de ser ser instalado em humanos, que está sendo trabalhado pela startup Neuralink, financiada por Musk. A última novidade sobre o assunto é que o CEO da Tesla pretende começar os testes em humanos antes do imaginado, ele afirmou que espera que os experimentos em pacientes vivos comecem no próximo ano, em 2020.
Além da Tesla: Conheça as outras empresas de Elon Musk
Bilionário excêntrico diz passar 90% de seu tempo trabalhando na SpaceX e Tesla
O Neuralink é descrito por Musk como: "uma espécie de simbiose com a inteligência artificial". O objetivo é que o chip funcione como uma ponte entre a inteligência humana e artificial, fazendo com que as duas funcionem juntas e produzam benefícios múltiplos para a qualidade de vida humana, como por exemplo em situações médicas.
Os pesquisadores contratados para desenvolver o projeto já conseguiram fazer um protótipo que está sendo testado em ratos de laboratório. Os resultados, até o momento, parecem promissores. Os ratos que foram usados como cobaias para o projeto demonstraram resultados considerados "excepcionais" para a transferência de dados. Para que as informações fossem extraídas, os cientistas recolheram os dados capturados com uma porta USB-C localizada na cabeça do rato. Os resultados foram 10x melhores, comparado com outros bons sensores correntes.
O objetivo do projeto a longo prazo é que os eletrodos que fiquem implantados na cabeça da pessoa, consigam se comunicar com chips fora do cérebro, sem a necessidades de transmissão de dados por cabos. Uma das utilidades disso seria para comunicação com uma prótese de uma pessoa que teve algum membro do seu corpo amputado, a comunicação poderia ser feita de forma quase que natural.
A imagem acima mostra onde o chip ficaria alocado em uma pessoa e como seria a troca de informações artificiais e neurais de fato. A parte apontada com uma seta seria a responsável pela comunicação com outros equipamentos sem fio, usando a parte que fica localizada abaixo da orelha, e que ficaria para fora do corpo. As possíveis trocas de informações são muito amplas e os pesquisadores não delimitam as possibilidades que essa tecnologia pretende trazer.
Elon Musk diz que atualização de chips da Tesla deve acontece...
É estimado que cerca de 500.000 carros sejam compatíveis com o upgrade de chips autônomos
Apesar de que Musk pretende começar os testes com seres humanos no próximo ano, ele afirma que esse dispositivo está nas fases primárias de desenvolvimento e ainda vai levar muito tempo para ser comercializado. Para ver o vídeo de apresentação de Musk, no evento de apresentação da Neurolink, acesse esse link.
Via: TweakTown