A Samsung anunciou o início da produção em massa dos suas novas memórias DRAM LPDDR5 para smartphones com 12-gigabit (Gb), e em breve começará a fazer módulos com 12 GB com a tecnologia. Segundo a empresa, os chips são os primeiros no mercado desse tipo e trazem otimizações para duas grandes tendências no mundo mobile: inteligência artificial e 5G.
Os novos chips contam com velocidade de 5.500 megabits por segundo, sendo cerca de 1,3 vezes mais rápidos que a geração anterior (LPDDR4X), que conta com 4266 Mb/s e equipa smartphones de alto desempenho disponíveis no mercado atualmente.
Os chips são feitos com o processo de fabricação de 10 nanômetros, arquitetura que também é utilizada nas memórias DRAM LPDDR4X. No começo do ano, a companhia iniciou a fabricação em massa de módulos de 12 GB no formato, que são voltados para smartphones premium. No mês passado, a firma também começou a desenvolver pacotes de 6 GB de DRAM com 12-gigabit LPDDR5. Agora, chegou a hora de dar mais um passo.
Evolução dos produtos da Samsung no setor de memória DRAM para smartphones. Imagem: Tech Power Up/Reprodução
Com a chegada dos novos chips LPDDR5 de 12-gigabit, a Samsung também planeja começar a produção em massa de kits de memória RAM de 12 GB no novo padrão ainda este mês. Com isso, a companhia pretende acompanhar o crescimento do 5G e IA nos smartphones, além de oferecer mais quantidade de RAM para as fabricantes, que não estão economizando na hora de equipar seus produtos de alto desempenho.
De acordo com o Engadget, os pacotes de 12 GB de RAM LPDDR5 contarão com oito chips de 12-gigabit, o que garantirá transferências de até 44 GB por segundo, segundo informações vindas da Samsung. Além da alta velocidade, a nova tecnologia possui melhor autonomia e tem consumo de energia até 30% menor em comparação ao padrão anterior. O que isso significa? Smartphones mais rápidos e que consomem menos bateria.
O grande investimento no segmento de memórias pode ajudar a companhia a ganhar tração no mercado, já que os lucros da firma no último trimestre caíram 56% em relação ao mesmo período do ano anterior. Além de ser a marca que mais vende smartphones do mundo, a Samsung tem como principal fonte de lucro a venda de componentes para suas rivais, e como o mercado mobile está retraindo mundialmente, isso acaba atrapalhando os negócios da fabricante sul-coreana.
Isso não quer dizer, porém, que a marca vai parar de investir em inovação. Após a chegada do lineup de memórias de 12-gigabit LPDDR5 para smartphones, a companhia pretende focar no desenvolvimento de chips com 16-gigabit, que devem chegar ao mercado no ano que vem.
Via: Engadget, Tech Power Up