A fabricante norte-americana Motorola (hoje subsidiária da chinesa Lenovo) começou a atualizar os seus smartphones de entrada Moto G6 e Moto G6 Play com o sistema operacional Android 9.0 Pie. Numa decisão pouco convencional para as empresas do ramo, o Brasil foi escolhido como o primeiro país para receber o update.
Motorola confirma Android 9.0 Pie para Moto G6 Plus, Moto Z3 ...
Update chega com navegação por gestos, aplicativos recentes e melhoria no modo Não Perturbe
De acordo com o site XDA Developers, testes com essa atualização tem sido conduzidos no Brasil durante o último ano, mas só agora que ele foi considerada estável para o público em geral. Ela traz o patch de segurança de dezembro de 2018, assim como um tema escuro parcial e aplicativos recentes organizados em grade. Além disso, agora é possível deixar o celular no mudo ao pressionar os botões de volume para cima e de ligar ao mesmo tempo, dentre outros tweaks.
Site oficial: Motorola Moto G6
Como a Motorola não costuma modificar o sistema operacional Android da maneira que outras fabricantes o fazem, não há grande diferença entre o visual da Motorola para o Android 8.1 Oreo em comparação com o novo Android 9 Pie.
Ainda segundo a equipe do site, não há qualquer informação na internet que indique o update chegando a qualquer outro mercado, como o indiano. Isso após uma extensiva pesquisa em grupos de Telegram e Discord, fóruns especializados e na própria página de update de software da empresa.
O Brasil faz bastante sentido como primeiro mercado a receber a atualização, já que ele é um dos mais importantes para a Motorola no mundo, por exemplo, o país foi escolhido como o local para o lançamento da série de smartphones de entrada e intermediários Moto G7.
Outro aparelho da empresa que parece ter começado a receber o Android 9 Pie é o Moto Z3 Play, incluindo no Brasil. Recentemente, a tela de atualização para o aparelho intermediário para o que ainda hoje é a versão mais recente do sistema operacional da Google para dispositivos móveis. Até o momento porém, o dispositivo ainda não recebeu o update em nenhum outro mercado.