Motoristas da Uber exploram falha em GPS para aumentar valor de viagens
Créditos: Reprodução/ Uber

Motoristas da Uber exploram falha em GPS para aumentar valor de viagens

O "Treme Treme" esconde a posição do carro e pode até triplicar o valor da corrida

Uma nova técnica que explora as falhas do GPS em sistemas Android está sendo utilizada por alguns motoristas da Uber para aumentar consideravelmente o valor de viagens. O "Treme Treme" envolve o uso do modo de economia de energia no aparelho para "esconder" a posição exata do veículo no GPS, que passa a "circular" a região em busca do carro.

Quando a corrida acaba, o motorista volta o aparelho à condição de normalidade e o GPS consegue encontrá-lo. Mas, toda essa busca pela localização exata do infrator é contabilizada no final da viagem, aumentando o valor. De acordo com Wharrysson Lacerda, colunista de tecnologia da BandNews FM, isso acontece pois o celular continua conectado, mas deixa de receber notificações automatizadas.

A parte mais interessante é que isso não altera visualmente o mapa na tela do aplicativo, então não tem como o passageiro perceber a prática, e só notará o acréscimo no final da viagem. 

O golpe ficou conhecido como "Treme Treme", devido às voltas que o GPS dá em busca da posição real. É importante ressaltar que nem todos os motorista aplicam a manobra; mas, segundo a BandNews, ela não é incomum. A Uber oferece um serviço com pagamentos automatizados e rápidos, então muitos usuários acabam não se preocupando em olhar a conta final, o que pode incentivar a infração.

16/07/2019 às 16:34
Notícia

Valor da taxa de cancelamento do Uber será variável a partir ...

Porém, há limites de valor mínimo e máximo para essa variação

A Uber foi procurada pela BandNews, mas apenas informou que possui equipes especializadas em acompanhar viagens suspeitas e violações nos termos de uso. Se a irregularidade for comprovada, os motoristas serão retirados da plataforma.

Ainda não sabemos se esta prática é comum em outros países ou apenas no Brasil. Em 2018, diversos sites se passaram por contas autênticas da Uber para repassar cupons de desconto falsos e roubar informações pessoais de milhares de usuários. Outra tática bem comum é parar o carro longe do local combinado para que o usuário tenha que se deslocar até o carro. Se demorar mais do que cinco minutos, o motorista cancela a viagem e recebe uma taxa para compensar o tempo necessário de locomoção.

Fonte: BandNews FM Rio
User img

Tadeu Mattos

A GoPro HERO9 Black chegou - praticamente PERFEITA!

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.