Site que bloqueia ligações indesejadas de telemarketing no Brasil já está ativo
Créditos: Não Perturbe

Site que bloqueia ligações indesejadas de telemarketing no Brasil já está ativo

O “Não Perturbe” promete acabar com as ligações de vendas das prestadoras de serviço

Nesta terça-feira (16) a Anatel inaugurou o serviço “Não Perturbe”, voltado para acabar com as ligações indesejadas de empresas de telecomunicações e telemarketing. O site já está no ar e nele o consumidor pode cadastrar o seu telefone e as prestadores de serviço que deseja remover das suas chamadas.

29/01/2019 às 20:00
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A criação do serviço para bloquear contatos indesejados foi uma determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) como parte de um acordo para interromper as ligações de prestadoras de serviço que estejam tentando vender assinaturas de TV, internet ou promoções para os consumidores que têm seu contato registrado na lista nacional. Isso significa que o contato de empresas como Algar, Claro/Net, Nextel, Oi, Sercomtel, Sky, Tim e Vivo, além de todas as suas prestadoras de serviço de telemarketing, não poderão mais ligar para os números que estiverem cadastrados no site de bloqueio. 

“O grande problema no Brasil é que nós não temos uma legislação que, efetivamente, proíba esse tipo de prática. Então, na verdade, a Anatel está adotando medidas - essa é uma medida inicial, é um ponto de partida - para tentar minorar esse desconforto ao consumidor. Mas sem prejuízo de que outras medidas venham a ser adotadas.”
Emmanoel Campelo, vice-presidente da Anatel

É importante ressaltar que o serviço não é válido para todas as áreas de atuação do telemarketing, como cobranças, por exemplo. O “Não Perturbe” garante apenas o bloqueio de chamadas de empresas que estejam tentando vender serviços e que sejam regularizadas pela agência de telecomunicações. Segundo alguns estudos de mercado, é estimado que um terço das ligações indesejadas do Brasil são provenientes de empresas que estão tentando vender esses serviços, e com a criação desse canal de bloqueio permanente, é esperado que o número caia bastante nos próximos anos. 

Para cadastrar um número no “Não Perturbe” o consumidor deve criar uma conta no site do serviço através deste link e em seguida escolher quais são as prestadoras que vão receber a restrição. O prazo para o bloqueio é de 30 dias e a multa para as companhias que descumprirem as determinações podem chegar à R$ 50 milhões. 

A lista é o primeiro e único canal oficial para limitar as ligações inconvenientes, e por isso o consumidor deve ficar atento à outros sites que prometem serviços similares, pois não são autorizados ou regulamentados pela Anatel. 

Em apenas 12 horas de funcionamento do site, já foram feitos mais de 328 mil cadastros e mais de 250 mil pessoas solicitaram o bloqueio de chamadas em seus telefones. Por conta da alta variação de acessos simultâneos, atingindo até 40 mil usuários ao mesmo tempo, no momento de pico, o “Não Perturbe” está passando por alguns problemas de instabilidade que devem ser corrigidos em breve. 

Via: G1, 2, 3 Fonte: Não Perturbe
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Lucas Alvaro

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