Red Bull Basement anuncia cinco projetos que vão participar da residência hacker em SP
Créditos: Red Bull

Red Bull Basement anuncia cinco projetos que vão participar da residência hacker em SP

Os projetos usam a tecnologia para melhorar desde acessibilidade até questões ambientais

O projeto Red Bull Basement, que incentiva produção e pesquisa de novas tecnologias, selecionou cinco diferentes trabalhos para participar da residência hacker. O aprimoramento dos equipamentos selecionados vai acontecer entre os meses de julho a setembro e os participantes vão poder usar o espaço maker com máquinas, ferramentas, e mentoria com especialistas para o aprimoramento de suas ideias.

Site do Projeto

Foram selecionados projetos que usam a tecnologia para ajudar a diminuir o impacto de alguma questão social, que é o foco do Red Bull Basement: contribuir com tecnologias com impacto social. As ideias que vão ser desenvolvida durante os dois meses trabalham tanto para melhorar a acessibilidade de pessoas com deficiência, como também para diminuir o impacto de problemas ambientais. 

Dentre as cinco ideias que vão ser aprimoradas durante o projeto estão: Cão-guia robótico, que vai auxiliar pessoas com cegueira; Compost.ela, composteira residencial elétrica; ComuRede, emite avisos sobre abastecimento de água; Organic Life, biodigestor; Plantrix ,estufa. Veja a descrição de cada projeto:

Cão-guia robótico - Diego Renan (Catanduva - SP) – Desenvolvimento de um cão-guia robótico para auxiliar deficientes visuais na locomoção em ambientes urbanos. Um sistema de baixo custo e que seja possível guiar um deficiente com cegueira total, ou parcial, até seu ponto de destino. Tudo isso deve ser feito via comando de voz, para que seja possível detectar o lugar de destino e planejar uma rota via GPS. O objetivo na residência é melhorar o robô/design de produto.

Compost.ela - Julia Ries (Rio de Janeiro - RJ) – Composteira residencial elétrica para resíduo orgânico. É feita de material reciclado e com sistema elétrico que otimiza o processo de compostagem. O objetivo na residência é desenvolver a parte mecânica da composteira e mantê-la com baixo custo.

ComuRede - Filipe Rimes (Niterói - RJ) - Dispositivo que avisa sobre o abastecimento de água. Um serviço de IoT (Internet das Coisas) que pretende solucionar ou mitigar o problema do abastecimento hídrico irregular e escasso em comunidades, especialmente de periferia. São sensores de baixo custo, conectados por meio de uma rede mesh comunitária - ligada a internet ou não - que informa moradores por SMS quando está caindo água e registra um histórico da disponibilidade do abastecimento. O objetivo durante a residência é focar no desenvolvimento de disparo de anúncios do dispositivo.

Organic Life - Cleiton Emboava e Juliana Silva (São Paulo - SP) - Biodigestor que utiliza resíduos orgânicos para produzir biogás, adubo e fertilizante, com a possibilidade de transformá-los em energia elétrica. Na residência, o objetivo é automatizar o ambiente de proliferação das bactérias.

Plantrix - Vitor Barão (São Paulo - SP) - Estufa automatizada que usa software e hardware livres para reaproximar as pessoas das plantas. Com os dados obtidos por sensores, lidos por um Arduíno, um RaspberryPI toma decisões modulando a ativação de atuadores de temperatura, umidade, luz, pH, concentração de nutrientes e CO2, ventilação, etc. O objetivo na residência é melhorar o funcionamento da estufa e definir melhor o produto/público.

Essa á a quinta edição de residência promovida pelo Red Bull Basement e ao fim será realizado um festival, para que todos os residentes participantes possam apresentar os seus projetos para a comunidade. Além disso, eles vão poder fazer contato com demais parceiros, o que pode fazer com que suas redes de contatos sejam ampliadas. Para mais informações, acesse o site oficial do projeto clicando aqui.

User img

Ana Luiza Pedroso

Smart TVs da OnePlus podem ser oficialmente reveladas no final de setembro

Smart TVs da OnePlus podem ser oficialmente reveladas no final de setembro

Rumores apontam para lançamento entre os dias 25 e 30 do próximo mês


Toshiba anuncia padrão XFMExpress de memória não-volátil com soquete

Toshiba anuncia padrão XFMExpress de memória não-volátil com soquete

Novo modelo de armazenamento serve para eletrônicos ultrafinos, como notebooks e IoT


NASA terá apoio de SpaceX, Blue Origin e mais 11 empresas para ida a Lua e Marte

NASA terá apoio de SpaceX, Blue Origin e mais 11 empresas para ida a Lua e Marte

Lockheed Martin, Blue Origin e Space X são umas das principais empresas selecionadas


Xiaomi faz sua estreia na Eletrolar Show 2019, que começa hoje, dia 29 de julho

Xiaomi faz sua estreia na Eletrolar Show 2019, que começa hoje, dia 29 de julho

Empresa destaca seu conceito de casa conectada, com câmeras, luminárias e até escova de dentes


Mijia Microwave Oven é o novo microondas conectado e barato da Xiaomi

Mijia Microwave Oven é o novo microondas conectado e barato da Xiaomi

Produto chega na China em agosto por 399 yuan, o equivalente a R$ 219