A Huawei está trabalhando num sistema operacional próprio, que é baseado no código do Android, mas que não tem vínculo direto com a Google. O novo sistema para smartphones ainda não tem um nome oficial, mas em vazamentos tem sido chamado de HongMeng OS. Agora, através de um registro na Europa, temos uma nova maneira de chamar a novidade: Harmony OS.
Fundador da Huawei diz que HongMeng OS é mais rápido que Andr...
Sistema operacional próprio da Huawei deverá estar pronto em breve e funcionar em smartphones, PCs e IoT
O nome foi registrado no velho continente por uma empresa contratada da Huawei que já fez outros registros antes. Isso não significa que este vai ser o nome oficial ou comercial do sistema, mas faz sentido que a companhia busque outras maneiras de chamar seu sistema operacional, que usem palavras mais comuns para seus clientes do ocidente. É interessante notar que o registro do Harmony OS não menciona apenas celulares, aparecendo listado nas seguintes categorias: "sistemas operacionais para mobile, sistemas operacionais para computador e sistemas operacionais que podem ser baixados".
A Huawei se viu obrigada a trabalhar em seu próprio sistema operacional ou, quem sabe, adiantar seus planos para ele, desde que o governo norte-americano começou a pressionar suas empresas a diminuírem suas relações com companhias chinesas. A Huawei foi colocada numa lista de empresas "suspeitas" de usar suas tecnologias para espionagem a favor do governo da China, então não poderia mais se relacionar com algumas de suas parceiras dos EUA, como a Google, dona do Android.
É por isso que a gigante chinesa tem trabalhdo no seu próprio sistema, o HongMeng OS, ou Harmony OS ou o nome que acabe tendo, para não depender do Android da Google. Desde o primeiro decreto, a situação ficou um pouco menos tensa, com o governo dos EUA dando sinais de "afrouxar" suas restrições contra a Huawei, principalmente por pressão vinda das empresas locais mesmo, como a própria Google. Se a Huawei decidir usar seu sistema, isso vai representar uma perda gigantesca para a hegemonia do Android no mercado, que pode deixar de alcançar entre 700 a 800 milhões de usuários.
Fonte: GizmoChina.....
Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.