Apple Park é o prédio sede da Apple em Cupertino, na Califórnia. Ele foi inagurado no 1º semestre de 2017 e recentente foi avaliado em U$ 4,17 bilhões, sendo reconhecido como um dos prédios mais valiosos do mundo.
Esse valor leva em consideração tudo que há no lugar. Só a construção, o prédio em si, vale U$ 3,6 bilhões, mas quando levados em consideração computadores, móveis e equipamentos de manutenção e o terreno, pula para os mais de 4 bilhões.
Apple anuncia fim do iTunes após 18 anos e divide suas funçõe...
Empresa vai criar novos aplicativos para música, podcast e televisão no macOS Catalina
Segundo os assessores por trás da avaliação do prédio, acertar um número exato de quanto vale a propriedade não é uma tarefa fácil. David Ginsborg, um dos responsáveis pela avaliação do lugar, disse que o que dificulta é o fácil de tudo no prédio ser personalizado.
"Quero dizer, cada pedacinho é personalizado", disse ele. O anel primorosamente projetado - que incorpora vidro tratado e azulejos especialmente projetados - é cercado por pinheiros do Deserto de Mojave. "Mas no final do dia, é um prédio de escritórios", disse Ginsborg. "E assim fomos capazes de colocar um número nele."
David Ginsborg, assessor responsável pela avaliação
Com essa avaliação, o prédio está entre os dez mais bem avaliados do mundo, lista que tem o One Trade Center, também avaliado em cerca de 4 bilhões, o conjunto de U$ 15 bilhões Abraj Al Bait Towers. A mais valiosa de todas é a Mesquita de Meca na Arábia Saudita estimada em U$ 100 bilhões.
Para manter o lugar, é cobrada uma taxa de 1% sobre o valor da propriedade da Apple, resultando em um imposto de U$ 40 milhões por ano.
Via: 9to5mac