Samsung é acusada de propaganda enganosa em seus Galaxy resistentes à água na Austrália
Créditos: Samsung

Samsung é acusada de propaganda enganosa em seus Galaxy resistentes à água na Austrália

Agência regulatória australiana considera que anúncios da fabricante não mostram realidade

A agência australiana de defesa ao consumidor está processando a Samsung por "propaganda enganosa" devido aos anúncios da empresa que dão a entender que é seguro usar seus smartphones Galaxy perto da água, especialmente da linha Galaxy S. Os aparelhos contam com resistência IP68 desde 2016, mas o órgão governamental afirma que as propagandas mostram situações que não são protegidas pelo certificado.

09/04/2019 às 19:46
Artigo

Entenda o que são as siglas de certificação IP67 e IP68 e se ...

O código IP se divide em dois dígitos, o primeiro indica proteção à poeira e o segundo proteção à água

Antes de mais nada é importante deixar claro que um aparelho ser resistente contra água não é o mesmo que dizer que ele é à prova d'água. Um dispositivo à prova d'água foi feito para permitir seu uso submerso, enquanto um aparelho resistente tem apenas proteção para casos de acidentes. No caso do certificado IP68, é assegurado que o aparelho pode ser submerso a até 1,5 metro de profundidade por até 30 minutos em água fresca e isso não vai impactar na vida útil de seu funcionamento.

"Água fresca" é um ponto chave da reclamação da Australian Copetition and Consumer Comission (ACCC), a agência que acusa a Samsung de propaganda enganosa. A organização afirma que avaliou aproximadamente 300 propagandas, onde os smartphones são mostrados em situações não aprovadas pela sua proteção, como na praia ou em piscinas - que têm cloro. A reclamação da ACCC se refere especificamente a dispositivos lançados desde o Galaxy S7, de 2016, que introduziu o IP68 na linha, que se mantém até hoje.

A Samsung se defende das acusações e considera que seu marketing não foi enganoso, mesmo mostrando essas situações que não são protegidas pelo IP68:

Continua após a publicidade
Fonte: CNET
User img

João Gabriel Nogueira

João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline e o Mundo Conectado, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.