Drone dos EUA que foi abatido pelo Irã custou 220 milhões de dólares
Créditos: Reprodução/CNN

Drone dos EUA que foi abatido pelo Irã custou 220 milhões de dólares

Os Estados Unidos são acusados de invadir o território iraniano sem permissão

Faz quase uma semana, no dia 20, que o drone Global Hawk foi abatido no Estreito de Ormuz, sul do Irã. E parece que a crise política só vai piorar: o Irã, nesta sexta-feira, dia 28, denunciou oficialmente os Estados Unidos no Conselho de Segurança da ONU pela invasão de seu espaço aéreo; Washington alega que o aparelho não ultrapassou os limites das águas internacionais. Mas, a dor de cabeça Estadunidense não será apenas geopolítica, já que VANT (veículo aéreo não tripulado) Global Hawk RQ-4A custou 220 milhões de dólares, cerca de 850 milhões de reais.

28/06/2019 às 17:37
Notícia

Drone engana IA de carro projetando placas de trânsito falsas

A empresa responsável pelo sistema defende que não há falhas

Fabricado pela companhia bélica Northrop Grumman 108º lugar na lista de empresas mais ricas da Fortune 500 —, o aparelho é muito maior do que drones "normais" que você deve estar acostumado: 30 metros de envergadura. A máquina também tem um alcance de 22 mil quilômetros e um peso de decolagem de 16 toneladas, levantando até um caminhão pesado. Ele aguenta até 34 horas de voo ininterrupto e permanece em uma altura superior às viagens intercontinentais, com 18 mil metros. 

A linha de drones Global Hawks já é utilizada desde 2001, e já participou em diversas missões no Iraque, Afeganistão, norte da África e no Pacífico. Eles são desenvolvidos para captar imagens em alta resolução de grandes zonas costeiras durante o dia e à noite — tudo em tempo real.

Os EUA enviaram diversos recursos navais para capturar os destroços do drone assim que ele foi abatido; afinal, eles não querem que a tecnologia dentro da máquina acabe nas mãos de outras nações.

De acordo com o Ministro de Relações Exteriores do Irã, Javad Sarif, as coordenadas do ponto de impacto do drone revelam que ele estava dentro do território iraniano. O mapa está disponível no tweet acima; a linha vermelha representa o território da nação, e o ponto vermelho a queda do VANT.

 

 

Via: CNN, Istoédinheiro
User img

Tadeu Mattos

MAVIC AIR 2 - Uma análise de DRONE no PARAÍSO

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.