Google Maps lança recurso que prevê lotações em transporte público e trânsito
Créditos: WPRL

Google Maps lança recurso que prevê lotações em transporte público e trânsito

As funcionalidades em tempo real já estão disponíveis para quase 200 cidades do mundo

Se você mora em alguma grande e movimentada cidade pode ter recebido algumas notificações do Google Maps um tanto diferentes das tradicionais. Isso porque o serviço de pesquisa da Google acabou de receber alguns novos recursos que conseguem prever congestionamentos, criar rotas alternativas para fugir do trânsito e até mesmo definir o tempo de espera do transporte público.

As novas funcionalidade do Google Maps prometem ajudar bastante no planejamento de suas viagens cotidianas, sendo capaz identificar trajetos congestionados e problemas que podem atrapalhar sua chegada ao destino, assim conseguindo oferecer outras opções de caminho para seguir e evitar o trânsito. Esse recurso vai estar disponível para todos os usuários do serviço e vai poder ser usado tanto por aqueles que estão em seu veículo próprio quanto por quem depende ou prefere o transporte público, seja no trem, metrô ou ônibus (ou os três). 

12/06/2019 às 17:34
Notícia

Google revela imagem do Pixel 4 e confirma design com múltipl...

Lançamento deve acontecer em outubro

Será possível ver o tráfego e o local onde o ônibus está em tempo real, assim como quanto tempo ele vai levar para chegar, quanto tempo está atrasado e qual será a duração do trajeto considerando o congestionamento até lá. Está funcionalidade já está disponível para quase 200 cidades no mundo todo, incluindo São Paulo e em breve deve chegar para Brasília, Recife e Salvador também.

Outra coisa bacana que o Google Maps terá vai ser a previsão de lotação no transporte público, separado por linhas de metrô, ônibus e trem. Essa antecipação foi feita com base na análise de relatórios agregados e anônimos criados a partir de registros diários dos usuários no período de outubro de 2018 a junho de 2019 durante o horário de pico (das 6h às 10h). Com isso, foi possível identificar os piores trajetos e as maiores lotações de várias linhas e cidades diferentes - com destaque para os líderes do ranking: Buenos Aires e São Paulo, com três linhas no top 10 mundial da lotação cada. 

Imagem: Google Blog

Além da previsão criada com base no banco de dados da Google, o Maps vai contar com feedbacks opcionais dos usuários diariamente e deve estar disponível em São Paulo e Rio de Janeiro logo.

Apesar de não dar uma previsão para que os recursos estejam disponíveis no mundo, eles estarão disponíveis para diversas cidades, seja no Android ou iOS, através do aplicativo do Google Maps

Fonte: Google Blog, Google Blog
User img

Lucas Alvaro

Lucas Alvaro virou jornalista pelo amor aos games e o desejo de escrever seus próprios roteiros para jogos com nota máxima no Metacritic. Apesar de ter atuado como designer e desenvolvedor de jogos durante dois anos, a paixão pela redação o trouxe para "os bastidores", onde está adquirindo experiência e aprendizado nos mais diversos segmentos da tecnologia. E é dessa forma que pretende se tornar especialista na área e descobrir o que fazer quando os robôs começarem a dominar o mundo.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.

YouTube começa a testar o Shorts, novo rival do TikTok

YouTube começa a testar o Shorts, novo rival do TikTok

A novidade começou a chegar para alguns usuários do aplicativo


Download de jogos mobile cresce 30% durante quarentena do Covid-19

Download de jogos mobile cresce 30% durante quarentena do Covid-19

Apenas no mês de março, foram baixados mais games para celulares do que no Q4 de 2019


Samsung deve lançar nova câmera mirrorless NX Ultra de 108MP com sistema Android

Samsung deve lançar nova câmera mirrorless NX Ultra de 108MP com sistema Android

Modelo traria lentes intercambiáveis e usaria mesmo sensor do Galaxy S20 Ultra


Samsung irá pagar até 50% em Galaxy S20 usados nos próximos 2 anos

Samsung irá pagar até 50% em Galaxy S20 usados nos próximos 2 anos

Fabricante pagará até US$ 799 para quem quiser revender smartphones topo de linha


Veja como fazer animais em 3D com Realidade Aumentada do Google [+VIDEO]

Veja como fazer animais em 3D com Realidade Aumentada do Google [+VIDEO]

Novo recurso chega para celulares e tablets