Jony Ive, designer dos iPhones, deixa a Apple
Créditos: Divulgação Apple

Jony Ive, designer dos iPhones, deixa a Apple

O celebrado designer de alguns dos gagdets mais icônicos da indústria abre sua própria empresa

Hoje é um importante marco na história da Apple. Jony Ive, chefe de design da empresa, anunciou que está deixando a empresa e que irá fundar sua própria companhia. Ive deixou uma marca profunda na empresa, sendo responsável por designs icônicos que marcaram época em produtos como o Mac, o iPod e talvez sua grande marca, o iPhone.

Em uma entrevista exclusiva para o Financial Times, Jony Ive contou que não está cortando relações com a Apple, e que sua nova empreitada, a LoveFrom, terá como primeiro cliente a empresa da maçã.

Jony Ive é conhecido como uma das principais forças que tornaram possível o sucesso de Steve Jobs a frente da Apple, criando os designs de hardware e software que tornariam a empresa em sinônimo de qualidade. Além de seus produtos e técnicas de design que marcaram o rumo da indústria de tecnologia, sua voz também se tornou uma presença marcante nos anúncios de novos iPhones, iPods e dispositivos da gigante de Cupertino.

Em nota, o CEO da Apple, Tim Cook, afirmou que "a Apple continuará se beneficiando dos talentos de Jony trabalhando diretamente com ele em projetos exclusivos, e através do trabalho brilhante e apaixonado do time de design que ele construiu". 

O britânico Jonathan Paul "Jony" Ive se tornou funcionário da Apple em 1992, trabalhando inicialmente no novo design do Newton e o MessagePad. Ele se tornaria o vice-presidente de design industrial em 1997, após o retorno de Jobs, e passaria a ter papel decisivo na construção dos hardwares da empresa. Por seus feitos na área do design industrial, receberia da princesa real Ana a Ordem do Império Britânico, sendo assim chamado de "Sir" Jony Ive.

Jony Ive não terá um sucessor imediatamente. Alan Dye, supervisor das interfaces de usuário, e Evans Hankey, líder do design industrial, irão reportar a Jeff Williams, COO da Apple. Ainda sem ser especifico sobre seus primeiros trabalhos na LoveFrom, Ive declarou que vai continuar trabalhando na área de vestíveis e outras "paixões pessoais", além de atuar com outros clientes no futuro.

Via: Cnet Fonte: Financial Times, Apple Newsroom
User img

Diego Kerber

Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego colabora com a Adrenaline na produção de notícias e artigos na coluna "Vida Digital".

Testamos o ROG Phone 3!

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.