Presidente assina decreto para formalizar Plano sobre a Internet das Coisas
Créditos: Entrepreneur

Presidente assina decreto para formalizar Plano sobre a Internet das Coisas

A medida pretende evitar impostos e criar inovações tecnológicas em áreas de prioridade

Após o Presidente do Brasil anunciar que está trabalhando para criar um modo de reduzir os impostos sobre a importação de produtos de tecnologia, impactando no valor de importação de smartphones, computadores e, possivelmente, jogos eletrônicos, o governo anunciou a assinatura de um decreto que tramita na câmara desde gestões anteriores promete beneficiar a Internet das Coisas (IoT). 

O conceito básico do termo e a ideia de Internet das Coisas está ligado a evolução tecnológica, definindo o modo como objetos físicos como computadores, celulares e carros se conectam à rede e se comunicam entre si. Em outras palavras, Internet das Coisas é tudo aquilo que pode ser ligado à rede para compartilhar informações e dados, facilitando atividades cotidianas com o uso de ferramentas tecnológicas. 

17/06/2019 às 14:22
Notícia

Governo Federal se prepara para revogar uso obrigatório da to...

Formato de plugue é único no mundo e foi implementado em 2011

Com isso em mente fica mais fácil de entender qual é a ideia principal do decreto presidencial, anunciado nesta quarta-feira (27) pelo Diário Oficial da União (veículo de comunicação oficial do Governo Federal). O decreto presidencial n° 9.854 estabeleceu a Câmara de Gestão e Acompanhamento do Desenvolvimento de Sistemas de Comunicação Máquina a Máquina e Internet das Coisas (Câmara IoT), representada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), que vai englobar diversos setores de desenvolvimento, como saúde, agricultura, economia, industrial e outras áreas de prioridade em avanços tecnológicos. 

A norma faz parte do Plano Nacional de IoT e tem como principais objetivos criar medidas para evitar tributação, promover o desenvolvimento de aplicações Internet das Coisas, gerar empregos, competitividade empresarial e integrar o país ao cenário internacional em pesquisa e desenvolvimento de soluções e inovações IoF. Em resumo, o decreto espera criar inovações tecnológicas de informação e comunicação a partir da isenção de impostos e taxas de fiscalização.

O Plano Nacional de IoT terá reuniões semestrais para discutir soluções e estar alinhado a Estratégia Brasileira de Transformação Digital.

Para ler o Decreto Presidencial na íntegra, acesse a página do Diário Oficial da União.

Via: Teletime Fonte: Diário Oficial da União
User img

Lucas Alvaro

Lucas Alvaro virou jornalista pelo amor aos games e o desejo de escrever seus próprios roteiros para jogos com nota máxima no Metacritic. Apesar de ter atuado como designer e desenvolvedor de jogos durante dois anos, a paixão pela redação o trouxe para "os bastidores", onde está adquirindo experiência e aprendizado nos mais diversos segmentos da tecnologia. E é dessa forma que pretende se tornar especialista na área e descobrir o que fazer quando os robôs começarem a dominar o mundo.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.

Ministro estaria negociando fábrica da Tesla no Brasil

Ministro estaria negociando fábrica da Tesla no Brasil

Vinda da empresa para cá coincidiria com lei que beneficia veículos elétricos no país


Booster do foguete usado no quinto lançamento de satélites Starlink ficou no oceano

Booster do foguete usado no quinto lançamento de satélites Starlink ficou no oceano

Esse é o quarto impulsionador que a companhia espacial perde no mar


Estados Unidos podem bloquear fornecimento de chips para a Huawei

Estados Unidos podem bloquear fornecimento de chips para a Huawei

As autoridades estadunidenses alterariam a Regra de Produto Direto Estrangeiro para fazer isso


Asus e Samsung se destacam nos iF Design Awards 2020

Asus e Samsung se destacam nos iF Design Awards 2020

Premiação é considerada o Oscar do Design e é julgada por jurados especializados


SpaceX lança quinto lote de satélites Starlink

SpaceX lança quinto lote de satélites Starlink

Os 60 satélites foram colocados em órbita pelo foguete Falcon 9