Lightyear One é o primeiro carro de grande autonomia movido por energia solar
Créditos: Lightyear

Lightyear One é o primeiro carro de grande autonomia movido por energia solar

Veículo é obra de startup holandesa pioneira na área de mobilidade com energias limpas

O Lightyear One acaba de ser apresentado como o primeiro veículo do mundo que é movido por energia solar e possui uma grande autonomia. De acordo com a startup holandesa responsável pelo carro, ele é capaz de viajar até 750km dentro de um ciclo aprovado do tipo WLTP (Procedimentos de Teste Mundiais Harmonizados para Veículos Leves).

24/06/2019 às 10:51
Notícia

Pesquisa mostra que um quinto dos motoristas brasileiros usa ...

Números mostram que aumento de penalização não foi suficiente para coibir a prática

De acordo com representantes da companhia, o novo veículo veio para mostrar comprometimento com um futuro sustentável para a mobilidade urbana — além de significar algo simbólico na luta contra o aquecimento global.

Site oficial: Lightyear One

A energia emitida pelo Sol é capturada pelo Lightyear One através de um total de cinco metros quadrados de células solares que são integrados no seu teto e no capô. Caso não haja Sol, porém, o carro ainda pode operar utilizando a energia de uma bateria relativamente pequena, que oferece até 400km de autonomia.

 

Segundo o site Android Pit, o veículo pode ser recarregado usando uma estação de recarga rápida ou até mesmo um plugue padrão de 230V. A empresa diz ter usado materiais de alta tecnologia que têm o menor peso possível ao mesmo tempo em que garantem a máxima segurança para os passageiros. O veículo ainda é impulsionado por quatro rodas com motorização independente, que servem para evitar que se perca energia na transmissão do motor até as rodas.

"[O suporte dos investidores] tornou possível desenvolver um protótipo funcional para o primeiro carro solar de longa distância em apenas dois anos. Nós já vendemos mais de uma centena de veículos. Com o Lightyear One, nós queremos mostrar que a nossa tecnologia nos permitiu construir um dos carros mais sustentáveis do mercado e que também oferece grande conforto".
- Lex Hoefsloot, CEO da Lightyear

Via: Android Pit
User img

Carlos Felipe

Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation, época em que também se divertia com o Super Nintendo dos outros. Em 2005 migrou parao PC, e aí começou a se interessar por tecnologia também. Apesar disso, nunca conseguiu largar a preferência por jogos de corrida e de esporte, principalmente os de futebol. Estuda jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.

Resultados de testes do COVID-19 também serão entregues via smartphone

Resultados de testes do COVID-19 também serão entregues via smartphone

Ministério da Saúde está investindo no aplicativo Coronavírus-SUS, que tem atendimento automático, informações verificadas, alertas de surtos e mais


Feiyu Pocket chega com câmera 4K60fps para brigar com DJI OSMO Pocket

Feiyu Pocket chega com câmera 4K60fps para brigar com DJI OSMO Pocket

Gadget também é mais barato e traz algumas diferenças importantes de seu concorrente


Quarentena em todo o mundo muda movimentação da crosta terrestre

Quarentena em todo o mundo muda movimentação da crosta terrestre

Geocientistas se aproveitam de diminuição do ruído sísmico para coletar dados mais precisos


Samsung deve lançar nova câmera mirrorless NX Ultra de 108MP com sistema Android

Samsung deve lançar nova câmera mirrorless NX Ultra de 108MP com sistema Android

Modelo traria lentes intercambiáveis e usaria mesmo sensor do Galaxy S20 Ultra


Feiyu pocket

Feiyu pocket

Confira a ficha técnica