Lightyear One é o primeiro carro de grande autonomia movido por energia solar
Créditos: Lightyear

Lightyear One é o primeiro carro de grande autonomia movido por energia solar

Veículo é obra de startup holandesa pioneira na área de mobilidade com energias limpas

O Lightyear One acaba de ser apresentado como o primeiro veículo do mundo que é movido por energia solar e possui uma grande autonomia. De acordo com a startup holandesa responsável pelo carro, ele é capaz de viajar até 750km dentro de um ciclo aprovado do tipo WLTP (Procedimentos de Teste Mundiais Harmonizados para Veículos Leves).

24/06/2019 às 10:51
Notícia

Pesquisa mostra que um quinto dos motoristas brasileiros usa ...

Números mostram que aumento de penalização não foi suficiente para coibir a prática

De acordo com representantes da companhia, o novo veículo veio para mostrar comprometimento com um futuro sustentável para a mobilidade urbana — além de significar algo simbólico na luta contra o aquecimento global.

Site oficial: Lightyear One

A energia emitida pelo Sol é capturada pelo Lightyear One através de um total de cinco metros quadrados de células solares que são integrados no seu teto e no capô. Caso não haja Sol, porém, o carro ainda pode operar utilizando a energia de uma bateria relativamente pequena, que oferece até 400km de autonomia.

 

Segundo o site Android Pit, o veículo pode ser recarregado usando uma estação de recarga rápida ou até mesmo um plugue padrão de 230V. A empresa diz ter usado materiais de alta tecnologia que têm o menor peso possível ao mesmo tempo em que garantem a máxima segurança para os passageiros. O veículo ainda é impulsionado por quatro rodas com motorização independente, que servem para evitar que se perca energia na transmissão do motor até as rodas.

"[O suporte dos investidores] tornou possível desenvolver um protótipo funcional para o primeiro carro solar de longa distância em apenas dois anos. Nós já vendemos mais de uma centena de veículos. Com o Lightyear One, nós queremos mostrar que a nossa tecnologia nos permitiu construir um dos carros mais sustentáveis do mercado e que também oferece grande conforto".
- Lex Hoefsloot, CEO da Lightyear

Via: Android Pit
User img

Carlos Felipe

Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation, época em que também se divertia com o Super Nintendo dos outros. Em 2005 migrou parao PC, e aí começou a se interessar por tecnologia também. Apesar disso, nunca conseguiu largar a preferência por jogos de corrida e de esporte, principalmente os de futebol. Estuda jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.