Mercado de smartphones premium cai 8% no primeiro trimestre do ano, mas 5G pode mudar isso
Créditos: Counterpoint Research | Forbes

Mercado de smartphones premium cai 8% no primeiro trimestre do ano, mas 5G pode mudar isso

O segmento premium teve um declínio maior que o do mercado de smartphones global, que caiu 5%

Nos últimos tempos, apenas alguns países do Sudeste Asiático e a Índia tem evitado a tendência de declínio do mercado global de smartphones. No primeiro trimestre deste ano, o segmento caiu 5%  mesmo com a performance na Huawei, que cresceu 50% (isso antes das proibições do governo norte-americano). Além disso,  o último relatório do Counterpoint para o primeiro trimestre de 2019 sugere que o segmento global de smartphones premium (telefones com preço superior a US $ 400) encolheu 8% em relação ao mesmo período do ano anterior.

21/06/2019 às 14:24
Notícia

Coreia do Sul testa 5G público pela primeira vez e alcança 11...

Esse é o primeiro teste abrangendo o público de todo um país e mostra como será a rede

Um dos principais motivos para isso é que os usuários de iPhone tem mantido seus aparelhos por mais tempo, causando uma queda de 20% dos embarques da Apple no trimestre. O mercado chinês, que é crucial para a empresa, também vive um período de vendas fracas.

E falando na China, o  segmento premium contribui com 18% das remessas da Huawei, que já está se preparando para uma queda de bons 40%-60% em seus embarques internacionais depois do banimento dos Estados Unidos. Quem ganhou um pouco foi a Samsung, que terminou o trimestre com um quarto do mercado premium.

O segmento dos smartphones premium tem as maiores margens para os OEMs, o que o torna o sucesso na área crucial para conseguir mais capital alimentar o setor de pesquisa e desenvolvimento. Porém, para sentir o gosto dos resultados, as empresas precisam de um grande poder de marca, o que fica visível nos 88% de participação combinada dos três principais participantes desse mercado global.

Mas, apesar da situação, analistas acreditam que esse background pode melhorar ainda este ano e em 2020 por causa dos novos aparelhos 5G que estão chegando. Com a nova tecnologia, as empresas disputarão a nova fatia de mercado, que pode se recuperar. 

Via: XDA Fonte: Counterpoint Research
User img

Saori Almeida

Saori Almeida é natural do Rio Grande do Sul, técnica em administração formada pelo Centro Tecnológico de Caxias do Sul (CETEC) e estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Gosta da cultura asiática e nerd no geral e tem interesse crescente por tecnologia e games desde pequena - gosto que se intensifica diariamente na redação.

MAVIC AIR 2 - Uma análise de DRONE no PARAÍSO

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.