Pesquisa mostra que um quinto dos motoristas brasileiros usa o celular enquanto dirige
Créditos: The National

Pesquisa mostra que um quinto dos motoristas brasileiros usa o celular enquanto dirige

Números mostram que aumento de penalização não foi suficiente para coibir a prática

Um em cada cinco motoristas brasileiros admitiu usar o celular enquanto está dirigindo. Foi este o resultado de uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde no ano passado, entre janeiro e fevereiro. Foram ouvidas mais de 52.000 pessoas no país e pelo menos 20% delas admitiu a prática, mesmo ela sendo considerada uma infração de trânsito.

Usar o smartphone enquanto dirige pode ser um dos maiores riscos ao motorista e às pessoas em sua volta, já que pode aumentar o risco de acidentes em até 400%, segundo dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Este é um dos motivos para o uso de celular ao volante ter passado de uma infração média para uma infração gravíssima depois de 2016. A multa agora é de R$ 293,47, além de uma perda de sete pontos na carteira.

Mas parece que o aumento da gravidade da infração não bastou para mudar o comportamento dos motoristas. Além dos resultados da pesquisa do Ministério da Saúde, dados do Denatran apontam que só aumentou o número de multas a motoristas usando o celular. De janeiro a março deste ano foram 373.300 multas, um crescimento de 247% em relação ao mesmo período do ano passado, que registrou 300.087 multas. Para o presidente do órgão, Luiz Carlos das Neves, não é a fiscalização e a punição que vão ajudar a mudar o comportamento dos motoristas, é necessário conscientização. Neves fez a seguinte declaração ao G1, de onde vem a notícia:

17/05/2018 às 12:45
Notícia

Motorista em acidente com Tesla Model S admite que estava uti...

Tesla tem sido alvo de críticas por causa de seu sistema de piloto automático

O problema do uso do celular no volante não é só no Brasil. A tecnologia que mantém as pessoas constantemente conectadas e trocando mensagens ainda é relativamente nova e é de se esperar que a maioria das pessoas nem entenda como fica realmente desatenta com o aparelho na mão. Vale destacar que a pesquisa aponta que um em cada cinco brasileiros admite usar o aparelho enquanto dirige, mas o número pode ser até maior levando em conta quem preferiu não dizer a verdade, sabendo que se trata de uma infração de trânsito.

Fonte: G1
User img

João Gabriel Nogueira

João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline e o Mundo Conectado, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

Testamos o ROG Phone 3!

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.