Análise: Fone bluetooth AKG N200 - bom fone para o cotidiano e atividades físicas

Análise: Fone bluetooth AKG N200 - bom fone para o cotidiano e atividades físicas

Fone é confortável e prático, porém o preço assusta

O AKG N200 é um fone do tipo in-ear (intra-auricular) feito para quem quer a praticidade de não depender de fios, para isso usa a conexão bluetooth para se comunicar com outros dispositivos. Além do excelente acabamento e o peso da marca AKG no segmento de áudio, outro destaque é a presença de botões de controle para volume, avançar e retroceder faixas e comandos por voz.

Link para compra na loja da Samsung

Principais especificações

Impedância: 16 Ohms
Frequência de Resposta: 20Hz-20kHz
Potência: 116dB SPL/[email protected]
Bluetooth V4.1 (HFP v1.6, HSP v1.2, A2DP v1.2)
Microfone: Sim, recebimento de chamadas e chamadas por voz
Itens inclusos
1x ferramenta de limpeza de fone, 1x cabo de carregamento USB, 3x pares de pontas de fone (P, M, G), 1x Bolsa
Baterias de Lítio-Íon Polímero (3.7V, 110mAh), autonomia de 8 horas estimadas
Peso: 15.6 g
Cor: Preto

Design

A primeira coisa que chama a atenção ao abrir o produto é o capricho nos acessórios. O N200 conta com um estojinho para carregar o fone e seu carregador, algo bem prático e importante considerando o porte compacto do mesmo. O acabamento do fio para carregamento é excelente, com um cabo em tecido, algo que também é usado no fone em si, no fio que conecta os dois fones.

O design tem ótima qualidade e bons acabamentos

O fone é compacto e tem acabamento caprichado, com encaixes precisos. Um seletor no cabo traz os botões de volume, que quando pressionados por um período maior avançam e voltam faixas, enquanto um botão maior faz as vezes de liga/desliga quando pressionado por um longo período e tocar/pausar quando pressionado. Toque duplo abre a assistente por voz, podendo ser a Siri, a Google Assistente e até a Bixby.

O ajuste é preciso nos ouvidos, mérito da grande quantidade de borrachinhas com tamanhos variados, sendo improvável que nenhum agrade. O que não me agradou foi o posicionamento do seletor: com ele "pendurado" no lado esquerdo, ele deixa o peso assimétrico e faz o cabo pender para o lado. Não é suficiente para tornar desconfortável o uso, e mesmo correndo ele não atrapalha, mas é uma estética um tanto esquisita. O cabo em si é quase imperceptível, mas foi preciso uma adaptação, especialmente pelo meu hábito de usar fones True Wireless (totalmente sem fio, nem mesmo esse ligando os dois fones).

Qualidade de áudio

O N200 é um fone bluetooth, o que já costuma trazer um impacto na qualidade do áudio. Esse é um fone com boa qualidade de áudio, porém não é algo para quem está focado especificamente em alta qualidade de áudio.

O som tem um bom equilíbrio entre graves, agudos e médios. Em geral, a experiência é satisfatória, porém nada que o destaque. Apesar de parecer um pouco anti-climática essa descrição, em partes esse equilíbrio é positivo por não torná-lo excessivamente "especializado". Não tem graves forçados, presentes o suficiente para serem percebidos, nem agudos exagerados ou que causem distorções, algo que não vai privilegiar algum estilo em detrimento de outros. Para podcasts, um dos meus uso mais frequentes, ele se sai bem, com boa nitidez nas falas.

Um característica que pode desagradar ou não é o isolamento. Apesar do uso de borrachas e do formato intra-auricular, ele não isola tanto assim o som externo. Isso é positivo ou negativo dependendo do uso: para mim que caminho e pedalo muito como fone, isolamento total é algo negativo,e ouvir alguma coisa é bem útil para perceber uma buzina ou algum aviso emergencial. Para quem queria se "isolar do mundo", porém, ele não é o mais indicado.

A qualidade de áudio é satisfatória, atendendo múltiplos estilos musicais e conteúdos como podcasts e vídeos

O microfone é apenas aceitável. Apesar de conseguir lidar bem com o ruído de vento e trânsito, em ligações em ambientes externos, a qualidade é bem baixa e pode inclusive tornar difícil para seu interlocutor entender suas frases. Para os comandos por voz, porém, não tive dificuldades e quase sempre fui entendido pela Google Assistente.

Falando nos microfones, me desagradou a performance do fone em ligações. Ele até se vira em não captar os ruídos dos entornos em excesso, sendo possível atender ligações na rua, porém há uma compressão bastante notável no áudio, que chega com baixa qualidade para o interlocutor. Dá pra entender, mas não é um som claro.

A bateria dura pouco mais de 7 horas

Na parte de autonomia, tivemos algo próximo do prometido pela fabricante. A empresa promete até 8 horas de autonomia, e tivemos pouco mais de 7 horas de carga com som em uma intensidade (o popular volume) intermediário. A recarga é rápida, e o carregamento de 10 minutos costuma ser suficiente para quase 1 hora de reprodução de áudio.

Conclusão

O AKG N200 é um bom fone de ouvido bluetooth para quem está buscando comodidade. Com um design confortável, acabamentos caprichados, atalhos úteis no fio e uma boa qualidade de áudio, esse produto é uma sugestão fácil para quem quer um fone leve e agradável de carregar no cotidiano e usar em deslocamentos ou em exercícios físicos.

A qualidade de áudio é boa com um perfil versátil, conseguindo entregar uma experiência positiva em múltiplos estilos musicais e outras mídias, como podcasts e vídeos. Só ficou devendo um áudio de melhor microfone durante as ligações.

Os botões de atalho são bem úteis, trazendo todas as principais funções para controlar o áudio e mais a função de acionar a assistente por voz. 

O fone tem boa qualidade e é excelente para o uso cotidiano, mas seu preço é bastante elevado

O grande problema do produto é seu preço. É um produto que traz o peso da marca AKG e um excelentes acabamentos, e faz questão de cobrar por isso. Com custo na casa dos R$ 600, é um fone com custo elevado comparado a várias opções do mercado. Se o custo não é um problema para você, esse é um fone de excelente qualidade.