Domino's vai começar a fazer entregas de pizzas com veículo totalmente autônomo da Nuro
Créditos: Nuro

Domino's vai começar a fazer entregas de pizzas com veículo totalmente autônomo da Nuro

O robô usado vai ser o R1 e os deliveries vão começar ainda em 2019, em Houston no Texas

A Domino's, a maior empresa de comércio de pizzas do mundo atualmente, vai começar a fazer as entregas com carro autônomo ainda em 2019. O veículo usado vai ser o R1 da Nuro, que foi projetado especificamente para deliveries. A área atendida para o início dos testes vai ser em Houston, no Texas.   

Site oficial Nuro

O carro autônomo da Nuro é extremamente compacto e foi projetado para funcionar sem passageiros e nem motoristas. O robô foi totalmente pensado para fazer entregas em uma área próxima, a cerca de uma milha, que é pouco mais de 1,6km. A Domino's não será a primeira empresa a fazer os testes da entrega autônoma, a rede de supermercados Kroger já está fazendo entregas usando o R1, também em Houston.

19/09/2018 às 13:25
Notícia

Renault apresenta EZ-PRO, carro autônomo feito para serviços ...

O veículo funciona em duas partes, uma operacional e outra para transporte de cargas

O carro da Nuro tem cerca de metade do comprimento e largura de um carro de passeio normal. Essas medidas trazem algumas vantagens extras, se tratando de veículos autônomos. Como ele ocupa metade de uma pista normal da rua, é mais fácil desviar de situações inesperadas, como uma pessoa atravessando a rua fora da faixa de pedestres repentinamente, ou objetos grandes que poderiam causar acidentes.

Outro fator é que ele acaba ficando mais leve, o que diminui o risco de acidentes fatais em colisões com pessoas, isso aliado ao fato de ele seguir uma velocidade máxima permitida, que é de 40km/h, apesar de na maior parte do trajeto a velocidade ficar abaixo disso. Paradas abruptas também estão previstas, como não há passageiros, isso diminui o risco interno de alguém se machucar, portanto se for necessário, o carro está projetado para frear repentinamente de forma brusca.

Nestas primeiras viagens realizadas pelo R1 ele é guiado por um carro convencional atrás. É possível ver no vídeo esse outro veículo, que guia ele o tempo todo e, é isso que vai acontecer nas ruas de Houston por enquanto. A Nuro garante que ele deve estar pronto para realizar os trajetos sozinhos em pouco tempo, mas que por questões de segurança ele ainda vai ser acompanhado por um motorista atrás, como uma "escolta", preparado para corrigir qualquer possível erro. 

"Os veículos da Nuro são especialmente projetados para otimizar a experiência de entrega de alimentos, o que os torna um parceiro valioso em nossa jornada de veículos autônomos" -  Kevin Vasconi, Vice presidente executivo da Domino's

Para retirar as compras é necessário apontar um PIN para o carro, a porta que está o seu pedido é aberta e você pode pegar o(s) produto(s). Dentro do próprio aplicativo da Domino's é possível rastrear precisamente a localização do robô, em tempo real. Quando o pedido chegar, uma notificação vai ser enviada ao smartphone do cliente, que vai retirar o pedido.

A Domino's atualmente faz cerca de 3 milhões entregas de pizzas por dia, em todas as suas filiais espalhadas por 83 países. Caso as experiências realizadas em Houston sejam bem sucedidas, o carro de entregas autônomo da Nuro pode expandir o seu potencial, atendendo cada vez mais mercados no mundo.

Via: ArsTechnica
User img

Ana Luiza Pedroso

iFood vai experimentar entregas com drones em São Paulo a partir de outubro

iFood vai experimentar entregas com drones em São Paulo a partir de outubro

Entregadores e aeronaves devem trabalhar juntos para melhorar o serviço


KFC está usando drones para entregar suas comidas na China

KFC está usando drones para entregar suas comidas na China

Fast Food está trabalhando em parceria com a empresa de robótica Antwork


NewPost está implementando sistema de envios e entregas por lockers inteligentes

NewPost está implementando sistema de envios e entregas por lockers inteligentes

Startup brasileira planeja aumentar ainda mais os pontos de coleta no próximo ano