Chuva de meteoros pode representar ameaças para a Terra, alertam astrônomos
Créditos: Good Free Photos

Chuva de meteoros pode representar ameaças para a Terra, alertam astrônomos

Terra passa perto do Enxame Beta Tauridas entre os dias 5 de junho e 18 de julho

Astrônomos estão alertando para um potencial risco que a Terra está passando até o dia 18 de julho, enquanto o movimento de translação carrega o nosso planeta de maneira próxima a uma série de meteoros. Esses asteroides são destroços que foram deixados pelo cometa Encke.

12/06/2019 às 11:57
Notícia

Cientistas de Yale conseguem resolver o paradoxo do Gato de S...

Foi provado que o salto quântico pode ser monitorado e até mesmo revertido

Segundo o Jornal do Brasil, pesquisadores da Universidade do Novo México e da Universidade de Ontário Ocidental publicaram um artigo onde alertam que a chuva de meteoros pode significar uma ameaça para os seres humanos.

Meteoros nesse mesmo estilo teriam sido a causa de um evento devastador que aconteceu no dia 30 de junho de 1908. Naquela época, o impacto de um corpo celeste resultou numa explosão de grandes proporções – do tamanho da cidade de Londres. Na ocasião, foram derrubadas 80 milhões de árvores e acabou sendo gerada uma onda de choque que jogou pessoas a 64 quilômetros de distância.

"Se o objeto de Tunguska [que caiu na Sibéria] tiver sido um membro do Enxame Beta Tauridas, então a última semana de junho de 2019 poderá ser a próxima ocasião com uma grande probabilidade de colisões parecidas com a de Tunguska"
- Artigo publicado por cientistas das Universidades do Novo México e de Ontário Ocidental

Cientistas teorizam que eventos dessa categoria e magnitude costumam acontecer apenas uma vez por milênio. Mesmo assim, segundo os astrônomos, existe a possibilidade de que acabe levando menos tempo para acontecer.

O grande perigo para o nosso planeta acontecerá no dia 28 de junho, quando a Terra irá passar a uma distância de 30 milhões de quilômetros da parte central da chuva de meteoros Beta Tauridas. De acordo com o Jornal do Brasil, esse é o mais próximo que estaremos desde 1975.

Via: Jornal do Brasil
User img

Carlos Felipe

Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation, época em que também se divertia com o Super Nintendo dos outros. Em 2005 migrou parao PC, e aí começou a se interessar por tecnologia também. Apesar disso, nunca conseguiu largar a preferência por jogos de corrida e de esporte, principalmente os de futebol. Estuda jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.