Nvidia vai disponibilizar toda sua tecnologia CUDA-X AI e HPC para processadores Arm
Créditos: TechPowerUp/Nvidia

Nvidia vai disponibilizar toda sua tecnologia CUDA-X AI e HPC para processadores Arm

O suporte da Nvidia abre um novo caminho para a supercomputação Exascale

A Nvidia anunciou seu suporte para os processadores Arm e disse que vai disponibilizar sua linha completa de softwares de Inteligência Artificial (AI) e Computação de Alto Desempenho (HPC) para esse ecossistema no final deste ano. Isso inclui toda a tecnologia CUDA-X AI e HPC, estruturas AI aceleradas por GPU e ferramentas de desenvolvimento de software.

"Os supercomputadores são ferramentas essenciais para descobertas científicas,e conquistar a supercomputação exascale* vai expandir dramaticamente as fronteiras do conhecimento humano."

- Jensen Huang, fundador e CEO da Nvidia.

De acordo com a lista Green500 que foi divulgada hoje, a tecnologia da Nvidia está em 22 dos 25 supercomputadores mais eficientes do mundo em termos de energia. Isso é possível, principalmente, porque:

1. Os supercomputadores com tecnologia GPU da Nvidia conseguem descarregar trabalhos pesados de processamento para GPUs CUDA de processamento paralelo com mais eficiência energética;

11/03/2019 às 13:08
Notícia

Nvidia anuncia aquisição da Mellanox por US$ 6,9 bilhões, uni...

Ambas as empresas são líderes no mercado de datacenters e HPC

2. A Nvidia fez uma colaboração com a Mellanox para otimizar o processamento em todos os clusters** de supercomputação;

3. A invenção da Nvidia de empacotamento 3D SXM e sua tecnologia de interconexão NVLink permitem nós*** em scale-up**** extremamente densos.

O suporte da Nvidia para sistemas HPC baseados em Arm foi construído com mais de 10 anos de colaboração. A empresa usa o Arm para vários de seus sistemas em produtos disponíveis para jogos portáteis, veículos autônomos, robótica e computação AI embarcada.

Continua após a publicidade

"A combinação da computação acelerada CUDA da Nvidia e a arquitetura de CPU com eficiência energética da Arm proporcionará à comunidade da HPC um impulso para o exascale.”

Depois dessa otimização ser concluída, a Nvidia planeja acelerar todas as principais arquiteturas de CPU, incluindo x86, POWER e Arm.


*A computação exascale se traduz em sistemas de computação capazes de realizar pelo menos um EXAFLOPS, ou um bilhão de bilhões de cálculos por segundo. 

**Cluster é uma arquitetura de sistema capaz combinar vários computadores para trabalharem em conjunto. 

***Nó, na ciência da computação, significa um registro que consiste em um ou mais campos e um campo de dados. Eles são utilizados para construir estruturas de dados.

****Scale-up ou Escalabilidade Vertical é um upgrade em um servidor que já existe na rede, podendo ser uma substituição, reposição ou adição de novos recursos.

Via: TechPowerUp
User img

Saori Almeida

Saori Almeida é natural do Rio Grande do Sul, técnica em administração formada pelo Centro Tecnológico de Caxias do Sul (CETEC) e estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Gosta da cultura asiática e nerd no geral e tem interesse crescente por tecnologia e games desde pequena - gosto que se intensifica diariamente na redação.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.