NASA mostra formação em Marte que parece com a logo de Jornada nas Estrelas
Créditos: CBS

NASA mostra formação em Marte que parece com a logo de Jornada nas Estrelas

Fenômeno geológico no planeta criou "pegada" no formato do símbolo da icônica série

A NASA divulgou uma fotografia interessante no Twitter no último dia 12 de junho mostrando o que parece ser nada menos que o símbolo da série Jornada nas Estrelas gravado na superfície de Marte. A imagem aparece no tweet abaixo, com a conta dizendo que "espectadores da Enterprise vão fazer a descoberta de que essas características se parecem conspicuamente com uma logo famosa". 

Adeptos da série podem imaginar que um grande fã de Star Trek do futuro viajou no tempo e imortalizou o símbolo de seu programa preferido na superfície de Marte, mas a explicação científica é bem menos extravagante.

Na verdade, segundo a NASA, a imagem mostra uma "pegada" criada por uma antiga duna do planeta. Erupções de lava em volta da duna e a ação do vento resfriando e mudando a areia de lugar foram criando esse formato ao longo do tempo. Parecer com o símbolo usado nos uniformes da tripulação da Enterprise é apenas uma coincidência.

CBS
Créditos da imagem: CBS

14/05/2019 às 20:35
Notícia

NASA revela que a Lua está encolhendo e sofre com abalos sísm...

Processo acontece porque o interior do satélite terrestre está esfriando

A aparição dessa imagem é divulgada de maneira divertida pela NASA devido à sua semelhança aparente com um elemento da cultura popular, mas é também uma maneira interessante de atentar o público geral aos fenômenos geológicos que passam ou que já passaram em planetas distantes. Às vezes somos levados a pensar que outros planetas e astros são eternos vazios imutáveis, mas no mês passado mesmo tivemos a divulgação de que a própria Lua estaria sofrendo abalos sísmicos e até "encolhendo".

A exploração do espaço e a descoberta de fenômenos tende apenas a crescer agora que cada vez mais membros da iniciativa privada estão buscando a fronteira final. A SpaceX e a Blue Origin são exemplos disso, mas a própria NASA e outras organizações governamentais de pesquisa espacial estão incentivando a presença de mais empresas e pessoas, como com a iniciativa de abrir a Estação Espacial Internacional (EEI) para visitas comerciais, por exemplo.

Fonte: USA Today
User img

João Gabriel Nogueira

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.

Conheça os óculos de realidade virtual com resolução 8K desenvolvidos para a NASA

Conheça os óculos de realidade virtual com resolução 8K desenvolvidos para a NASA

Com preços a partir de US$ 8.000, os óculos de realidade virtual XTAL não são voltados para uso doméstico.


Astronauta quebra recorde feminino ao ficar 289 dias consecutivos no espaço

Astronauta quebra recorde feminino ao ficar 289 dias consecutivos no espaço

Americana Christina Koch ainda não retornou à Terra