Adobe treina Inteligência Artificial (AI) para descobrir alterações faciais feitas no Photoshop
Créditos: Adobe/1000logos

Adobe treina Inteligência Artificial (AI) para descobrir alterações faciais feitas no Photoshop

A rede neural utilizada detectou as mudanças em até 99% das vezes

Uma equipe de pesquisadores da Adobe e da UC Berkeley treinou uma inteligência artificial (AI) para detectar manipulações facial em imagens editadas com o Adobe Photoshop.  Nos testes, a Rede Neural Convolucional (CNN) utilizada detectou imagens alteradas em até 99% das vezes, enquanto pessoas que viram as mesmas fotos perceberam as mudanças em apenas 53% delas.

Adobe Premiere Rush CC é lançado para Android; Veja os aparelhos compatíveis

A equipe treinou a ferramenta para detectar alterações feitas com o recurso Face Away Liquify, projetado para mudar os olhos, boca e outras características faciais das pessoas. Ela também conseguiu reverter as imagens para o que seria seu estado original.

"Vivemos em um mundo onde está se tornando mais difícil confiar na informação digital que consumimos."

- Richard Zhang, pesquisador da Adobe.

Os pesquisadores esperam que isso ajude a restaurar a confiança na mídia digital e também possibilitar que mais pessoas descubram manipulações de imagem. A Adobe já utilizou IA para detectar imagens de photoshop, mas essa ferramenta é específica para detectar alterações faciais.

Via: Engadget Fonte: Adobe
User img

Saori Almeida

Saori Almeida é natural do Rio Grande do Sul, técnica em administração formada pelo Centro Tecnológico de Caxias do Sul (CETEC) e estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Gosta da cultura asiática e nerd no geral e tem interesse crescente por tecnologia e games desde pequena - gosto que se intensifica diariamente na redação.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.