HDMI 2.1 trará suporte a 8K@60Hz e 48Gbps de transferência de dados
Créditos: Anandtech

HDMI 2.1 trará suporte a [email protected] e 48Gbps de transferência de dados

O HDMI Forum planeja disponibilizar seu programa de certificação nos próximos meses

O HDMI Forum vai certificar oficialmente a primeira série de cabos compatíveis com o HDMI 2.1 em breve. O anúncio da nova geração de conectores foi feito em 2017, mas pouco se viu dele até agora (apenas algumas TVs o suportam).

Samsung anuncia suas TVs Q900 QLED 8K
por até R$90mil no mercado brasileiro

Os primeiros cabos HDMI 2.1 - 48G foram anunciados no final de 2018. Eles são especificamente otimizados,e, mesmo que alguns dispositivos já os apresentem, a certificação ainda não estava finalizada - e ainda não está. O HDMI Forum planeja disponibilizar seu programa de certificação nos próximos meses.

Os cabos tem 4 caminhos para dados, cada um transferindo 12 GT/s (o que significa 12 bilhões de transferências por segundo). Excluindo correções de erros e outras limitações, sobram 10,67GB/s para cada caminho, o que resulta em aproximadamente 42 Gbps de largura de banda efetiva

14/02/2019 às 11:09
Notícia

Xilinx apresenta seu subsistema HDMI 2.1 IP com suporte para ...

O subsistema tem taxas de entrada e saída com alta velocidade, possivelmente até 48Gbps

Apesar de ainda não haver certificação oficial, várias fabricantes já estão mostrando seus protótipos de produtos HDMI 2.1 - 48G e outras continuam preparando as primeiras TVs Ultra-HD que o utilizam.  A largura de banda adicional permite suportar novas resoluções Ultra-HD e taxas de atualização, como 8K/60fps (com DSC*) e 4K/120fps em um único cabo.

*Differential Scanning Calorimetry ou Calorimetria Exploratório Diferencial é uma técnica que mede a temperatura e o fluxo de calor associado com transições de material em função da temperatura e do tempo.

Para o entendimento geral, a grande mudança que ocorre entre gerações de HDMI, assim como em outros formatos como o USB, é o aumento do tráfego de dados e de energia. Além de novas resoluções, taxas de atualização e profundidade de bits HDR, o HDMI 2.1 também oferecerá vários novos recursos, incluindo Taxa de Atualização Variável (VRR), Comutação Rápida de Mídia (QMS), Transporte de Quadro Rápido (QFT) e Canal de Retorno de Áudio aprimorado (eARC).

Continua após a publicidade

Os aparelhos que já estão no mercado e tem suporte a resolução 8K trazem conexão HDMI 2.0.Como exemplo temos a TV Samsung Q900R, onde todas suas conexões são na versão 2.0, mas a Samsung pretende lançar uma versão atualizada dessa TV e também através do One Connect, um espécie de "box" que pode ser conectado a televisão adicionando novos padrões de conexão, como o padrão HDMI 2.1, porém algumas tecnologias podem não funcionar como o [email protected] que depende da tecnologia estar disponível também em outros componentes da TV.

Via: guru3d, AnandTech
User img

Saori Almeida

Saori Almeida é natural do Rio Grande do Sul, técnica em administração formada pelo Centro Tecnológico de Caxias do Sul (CETEC) e estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Gosta da cultura asiática e nerd no geral e tem interesse crescente por tecnologia e games desde pequena - gosto que se intensifica diariamente na redação.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.