Uber e Volvo apresentam protótipo totalmente autônomo do SUV XC90
Créditos: Volvo

Uber e Volvo apresentam protótipo totalmente autônomo do SUV XC90

Os outros modelos apresentados pelas empresas ainda eram dependentes de um motorista

A Volvo e a Uber já estão trabalhando em conjunto no desenvolvimento de um carro autônomo há dois anos. A variante do XC90 SUV foi anunciada recentemente pela Volvo, como o primeiro protótipo desenvolvido para ser totalmente autônomo, sem precisar de nenhum tipo de direção manual de uma pessoa.

12/06/2019 às 15:24
Notícia

EmbraerX revela seu modelo de aeronave para projeto de Uber v...

Segundo o CEO da divisão, as naves serão "algo para uso da massa"

Desde o começo da parceria em 2016 a Uber e a Volvo desenvolveram diversos modelos de carros autônomos, mas ainda nem um era totalmente independente. Essa é a primeira vez que as empresas apresentam um veículo totalmente autônomo, que dispensa a necessidade de um motorista. O design do carro não tem grandes modificações, ele é um SUV normal, com a perceptível adição de todo o sistema de sensores e câmeras no teto do veículo.

Os sensores no teto servem para ajudar o veículo a se locomover por conta própria, podendo avistar possíveis obstáculos a frente. A Volvo o equipou com diversos métodos de segurança que vão funcionar como um "sistema de backup". A ideia é que se um primeiro sistema de freio falhar, seja acionado um segundo método, e assim por diante, até que seja necessário que ele seja parado manualmente.

O modelo XC90 foi desenvolvido para ser usado pela Uber. Ou seja, o carro não será comercializado pela fabricante, mas vai poder ser usado apenas pelos usuários do aplicativo. Apesar disso, a Volvo já comunicou que tem interesse em desenvolver outros modelos autônomos para equipar a sua frota.

Por mais que o XC90 já tenha sido apresentado, ele ainda não está pronto para ser utilizado. Ele deve passar por muitos testes de segurança antes que ele possa circular pelos espaços urbanos. É esperado que ele consiga chegar às ruas das cidades em 2020.

Continua após a publicidade

24/05/2018 às 15:59
Notícia

Uber desiste de testes com carros autônomos no Arizona por ca...

Estado é um dos "preferidos" das empresas que desenvolvem carros autônomos

Em 2018 alguns dos testes da Uber com seu carro autônomo deixou uma vítima fatal. O carro não foi capaz de identificar um pedestre e seguiu normalmente, o que ocasionou no atropelamento e morte de uma mulher de 49 anos. Aparentemente, o acidente serviu para que as empresas tomassem mais cuidado com os sensores externos do carro e decidiram investir ainda mais na segurança.

Via: Engadget Fonte: Volvo Newsroom
User img

Ana Luiza Pedroso

Ana Luíza é técnica em informática formada pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e graduanda de Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Compõe o quadro de estagiários do Adrenaline e Mundo Conectado desde 2018, publicando notícias. Aprende muito todos os dias sobre o universo de hardware, games e tecnologia.

Testamos o ROG Phone 3!

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.