A Volvo e a Uber já estão trabalhando em conjunto no desenvolvimento de um carro autônomo há dois anos. A variante do XC90 SUV foi anunciada recentemente pela Volvo, como o primeiro protótipo desenvolvido para ser totalmente autônomo, sem precisar de nenhum tipo de direção manual de uma pessoa.
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Desde o começo da parceria em 2016 a Uber e a Volvo desenvolveram diversos modelos de carros autônomos, mas ainda nem um era totalmente independente. Essa é a primeira vez que as empresas apresentam um veículo totalmente autônomo, que dispensa a necessidade de um motorista. O design do carro não tem grandes modificações, ele é um SUV normal, com a perceptível adição de todo o sistema de sensores e câmeras no teto do veículo.
Os sensores no teto servem para ajudar o veículo a se locomover por conta própria, podendo avistar possíveis obstáculos a frente. A Volvo o equipou com diversos métodos de segurança que vão funcionar como um "sistema de backup". A ideia é que se um primeiro sistema de freio falhar, seja acionado um segundo método, e assim por diante, até que seja necessário que ele seja parado manualmente.
"Acreditamos que a tecnologia de acionamento autônomo nos permitirá melhorar ainda mais a segurança, a base de nossa empresa. Em meados da próxima década, esperamos que um terço de todos os carros que vendemos seja totalmente autônomo. Nosso acordo com a Uber enfatiza nossa ambição de ser o fornecedor preferido das principais empresas de montadoras de veículos do mundo.” - Håkan Samuelsson, presidente e diretor executivo da Volvo Cars
"Acreditamos que a tecnologia de acionamento autônomo nos permitirá melhorar ainda mais a segurança, a base de nossa empresa. Em meados da próxima década, esperamos que um terço de todos os carros que vendemos seja totalmente autônomo. Nosso acordo com a Uber enfatiza nossa ambição de ser o fornecedor preferido das principais empresas de montadoras de veículos do mundo.” - Håkan Samuelsson, presidente e diretor executivo da Volvo Cars
O modelo XC90 foi desenvolvido para ser usado pela Uber. Ou seja, o carro não será comercializado pela fabricante, mas vai poder ser usado apenas pelos usuários do aplicativo. Apesar disso, a Volvo já comunicou que tem interesse em desenvolver outros modelos autônomos para equipar a sua frota.
Por mais que o XC90 já tenha sido apresentado, ele ainda não está pronto para ser utilizado. Ele deve passar por muitos testes de segurança antes que ele possa circular pelos espaços urbanos. É esperado que ele consiga chegar às ruas das cidades em 2020.
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Em 2018 alguns dos testes da Uber com seu carro autônomo deixou uma vítima fatal. O carro não foi capaz de identificar um pedestre e seguiu normalmente, o que ocasionou no atropelamento e morte de uma mulher de 49 anos. Aparentemente, o acidente serviu para que as empresas tomassem mais cuidado com os sensores externos do carro e decidiram investir ainda mais na segurança.
Via: Engadget Fonte: Volvo Newsroom