Santa Catarina decide não cobrar ICMS de software
Créditos: Blog Tributário/ Ricardo Duarte, Agencia RBS

Santa Catarina decide não cobrar ICMS de software

As empresas de TI terão que pagar apenas o ISS, que é instituído em nível municipal

O Governo do estado de Santa Catarina decidiu que não irá cobrar ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) de softwares desenvolvidos sob medida ou oferecidos na nuvem. Com essa decisão, as empresas de TI terão que pagar apenas o ISS (Imposto sobre Serviço), que é instituído em nível municipal.

A questão vem sendo discutida desde o final de 2015, período em que o  Conselho Nacional de Política Fazendária decidiu que os estados poderiam cobrar ICMS. A nova legislação foi elaborada com a cooperação da Acate, entidade de TI com atuação nacional, e o projeto de lei foi aprovado no final de maio.

10/05/2019 às 18:20
Notícia

Governo zera tarifas de importação para máquinas e bens de in...

Medida terá vigência até 2020 e pode ajudar a facilitar ambiente de negócios, diz o governo

Estados como São Paulo e Minas Gerais optaram por fazer a cobrança do imposto, enquanto o Rio grande do Sul acabou mudando de ideia temporariamente devido às pressões das entidades de software. As alíquotas previstas no território paulista e mineiro são, respectivamente, 5% e 18%, o que pode representar um aumento de carga tributária de 170% e 300% por causa da bitributação*.

*A bitributação acontece quando dois entes tributantes cobram duas taxas diferentes sobre o mesmo fato gerador. 

O setor de tecnologia catarinense fatura aproximadamente R$15 bilhões por ano, somando mais de 5% do PIB do estado. Sem a cobrança do ICMS, o estado fica mais atrativo para empresas da área tecnológica, pois evita esse aumento de carga tributária.

Via: Baguete
User img

Saori Almeida

Saori Almeida é natural do Rio Grande do Sul, técnica em administração formada pelo Centro Tecnológico de Caxias do Sul (CETEC) e estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Gosta da cultura asiática e nerd no geral e tem interesse crescente por tecnologia e games desde pequena - gosto que se intensifica diariamente na redação.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.