EmbraerX revela seu modelo de aeronave para projeto de Uber voador
Créditos: Embraer/Divulgação

EmbraerX revela seu modelo de aeronave para projeto de Uber voador

Segundo o CEO da divisão, as naves serão "algo para uso da massa"

A EmbraerX, divisão de tecnologia e mobilidade da Embraer, revelou seu modelo de aeronave elétrica para o Uber Elevate durante sua conferência em Washington, Estados Unidos. O  eVOLT (Electric Vertical Take-off and Landing) é resultado da parceria assinada em 2017 pela fabricante de aviões com a Uber.

Uber acrescentou chamadas de voz gratuitas entre motorista e passageiro

A nave da EmbraerX chamou a atenção na conferência por sua "simplicidade". O design externo mescla asas e um total de dez rotores (oito na horizontal e dois na vertical) com o objetivo de diminuir a quantidade de movimento que o veículo precisará fazer para decolar/pousar, minimizando a complexidade de manutenção.

As hélices não serão visíveis durante os voos e a empresa está se esforçando para que as naves façam o mínimo de barulho. A parte interna está sendo planejada para que seja semelhante ao interior de carros SUVs.

Outro objetivo é dar ênfase à acessibilidade, com embarque facilitado para cadeira de rodas e informações adaptadas para deficientes visuais. Além disso, o eVOLT será movido a bateria para, segundo a Embraer, reduzir custos de operação e o impacto ambiental. Ainda não se tem perspectiva de quanto uma viagem custará para o passageiro. 

A primeira apresentação pública do eVOLT está marcada para acontecer na Dubai World Expo em 2020. inicialmente, ele será testado em três cidades - Dallas e Los Angeles, nos EUA, e Melbourne, na Austrália. Até pouco tempo, São Paulo era cotada para ser a terceira cidade.

O plano é ver os Ubers voadores funcionando oficialmente em 2023.  A ideia é que o usuário do aplicativo possa chamar as aeronaves para ir e vir, sobrevoando congestionamentos, e parar em bases aéreas espalhadas em pontos estratégicos. O CEO da EmbraerX, Antonio Campello, diz que “Não será uma aeronave VIP, exclusiva, mas algo para uso da massa”.

03/05/2019 às 18:57
Notícia

Bell Nexus é um drone táxi híbrido com capacidade de decolage...

Responsável pelo protótipo, Bell Helicopter pretende lançar versão final dentro de 2 anos

Continua após a publicidade

Outras cinco empresas (Boeing, Bell, Pipistrel, Karen e Jaunt) também marcaram presença na Uber Elevate Summit e estão desenvolvendo seus protótipos de nave. Não há confirmação de que o modelo da Embraer estará pronto para os primeiros testes. Campello diz que que a prioridade é criar um protótipo que seja certificado por órgãos de aviação internacional, e não que apenas chegue primeiro.

Via: Veja, em
User img

Saori Almeida

Saori Almeida é natural do Rio Grande do Sul, técnica em administração formada pelo Centro Tecnológico de Caxias do Sul (CETEC) e estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Gosta da cultura asiática e nerd no geral e tem interesse crescente por tecnologia e games desde pequena - gosto que se intensifica diariamente na redação.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.