Créditos: Nasa

Mars Helicopter, o drone da Nasa que será enviado para Marte, passa por testes de voo

Aeronave será enviada ao planeta vermelho no ano que vem

A Nasa está trabalhando para enviar um drone para Marte e os testes com o projeto estão evoluindo. Anunciado no ano passado, o Mars Helicopter é exatamente o que o nome indica: um pequeno helicóptero feito para ajudar na exploração do planeta vermelho.

 O Jet Propulsion Laboratory, uma das divisões da agência espacial dos Estados Unidos, revelou algumas novidades sobre o projeto. Recentemente, o dispositivo passou por mais testes de voo, que são feitos levando a atmosfera de Marte em consideração.

Para um drone voar em Marte, seria necessário que o produto fosse leve e tivesse hélices que girassem muito rápido, e o time por trás do projeto está conseguindo alcançar esses requisitos nas demonstrações. Os testes são feitos em temperaturas abaixo de 130 graus Fahrenheit, cerca de 90° C negativos, além de trazerem modificadores de peso para simular a gravidade do planeta.

De acordo com o The Verge, após passar pelos testes, o helicóptero voltou para os laboratórios da Nasa para receber um novo painel solar, que serve para alimentação de energia do dispositivo. O lançamento do drone rumo ao planeta vermelho vai acontecer em julho de 2020, quando a agência espacial vai enviar sua próxima missão de exploração à Marte. A chegada está prevista para 18 de fevereiro de 2021.


Imagem: Nasa

De acordo com a Nasa, o principal objetivo do Mars Helicopter não é ser uma peça chave na exploração do planeta, mas provar que é possível voar remotamente com uma aeronave no planeta vermelho enviando comandos da Terra. Ou seja, no final das contas, se tudo der errado, quem sabe tenhamos um resultado tão bom quanto essa apresentação de um drone da Marinha Portuguesa.

Via: The Verge
User img

Mateus Mognon

Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.