Índice do Artigo

Apple

iOS 13 permitirá uso simultâneo de câmera para gravar vídeo, foto e áudio

O recurso já existia no MacOS, e agora está chegando para os iPhones e iPads mais recentes

iOS 13 permitirá uso simultâneo de câmera para gravar vídeo, foto e áudio
Créditos: 9to5mac

Boa notícia para usuários de dispositivos Apple: a empresa anunciou um novo suporte e APIs do iOS 13 que deixarão aplicativos gravarem vídeos, fotos e áudios através das câmeras frontais/traseiras e microfones do aparelho ao mesmo tempo. A novidade foi apresentada durante a Conferência Mundial de Desenvolvedores da Apple (WWDC) deste ano.

Apple CarPlay ganhará nova interface e melhor suporte para Siri com iOS 13

Esse suporte será introduzido apenas em dispositivos mais recentes, como os iPhones X, XS, Max e XR e o iPad Pro. Diferente dos Macs, iPhones e iPads poderão utilizar a ferramenta multi-cam em uma única sessão por vez. Ou seja, nada de várias câmeras e microfones em várias capturas ou aplicativos juntos. E dependendo do aparelho que o usuário tiver em mãos, algumas combinações de câmera e estilo de captura podem não ser possíveis. 

A ferramenta multi-cam já era suportada no MacOS desde a versão OS X Lion, mas as limitações de hardware impediam que ela chegasse aos iPhones e iPads. Até agora não está claro se a Apple estaria implementando esse recurso no seu aplicativo de câmera nativo. Já que o suporte oficial do AVCapture está sendo introduzido, não deixa de ser uma possibilidade. 

 A Huawei adicionou um recurso parecido em seus aparelhos P30 Pro há pouco tempo. Ele permite o uso de duas lentes simultâneas durante as filmagens. 

 

Semantic Segmentation Mattes

Outra novidade para as câmeras depois que o iOS 13 chegar será o que a desenvolvedora chama de Semantic Segmentation Mattes.

No iOS 12, um recurso chamado internamente de Portrait Effects Matte separava o objeto principal e o fundo no modo Retrato. Essa nova ferramenta vai passar a identificar pele, cabelo e dentes separadamente, aprimorando as fotos-retrato e possibilitando o uso de efeitos separados que incluem pintura facial e mudança de cores.

Para saber mais sobre esses dois recursos, os desenvolvedores podem acessar o site da Apple, que também disponibiliza um código-amostra para os aplicativos demo.

Via: 9to5mac