Um novo report da Financial Times está falando que o sistema operacional próprio da Huawei, que vai substituir o Android em seus próximos aparelhos, vai ser lançado em agosto ou setembro. Aparentemente o sistema vai ter dois nomes, um para o mercado chinês, HongMengOS e outro para o mercado global, ArkOS.
Imagens do Ark OS, sistema da Huawei para substituir o Androi...
Ao que parece, a solução da firma chinesa pode ser baseada no OS da Google
O Global Times, um tablóide chinês que tem fontes internas da fabricante chinesa, divulgou pelo seu twitter a informação que foi reportada. "O Google alertou o governo Trump de que a proibição da Huawei de atualizar o Android nos seus smartphones levará a empresa a desenvolver seu próprio sistema operacional, que pode comprometer os interesses nacionais dos EUA, informou o Financial Times."
A recente proibição de acordos comerciais entre empresas dos EUA com a Huawei, fez com que muitas empresas rompessem as ligações com a chinesa. Entre elas está a Google, desenvolvedora do sistema operacional Android que é usado nos atuais smartphones da empresa.
A Huawei já se pronunciou falando que estava trabalhando em um sistema operacional secundário há cerca de um ano, mas que preferia não usá-lo. Por mais que um sistema próprio possa ter muitas vantagens, o CEO Richard Yu, se pronunciou dizendo que a empresa gostava dos sistemas de seus parceiros e não tinha a intenção de implementar um próprio, mas as atuais políticas estadunidenses estavam os obrigando.
O que acontece agora com os celulares da Huawei? E como fica ...
Explicamos como a ordem executiva pode afetar os aparelhos
Se o relatório se confirmar, a empresa deve apresentar o seu sistema até o fim de agosto ou começo de setembro, como o SO já estava em desenvolvimento, não surpreende que o seu lançamento seja tão rápido. Ainda não está claro se as versões chinesas e globais terão modificações, para além do nome. Outra questão importante que ainda não foi divulgada oficialmente pela Huawei é se os aparelhos que já estão no mercado vão receber a migração do sistema ou se vão continuar usando o Android, mesmo sem suporte a mais atualizações e patches de segurança.
É importante lembrar que a empresa ainda não se pronunciou sobre os relatórios e recentes vazamentos envolvendo o sistema operacional, portanto nenhuma dessas informações são oficiais.
Via: IndiaShopps Fonte: Global Times Twitter