A Google lançou nessa semana a quarta versão do beta para o Android 10 Q, ou seja, a fase de testes da próxima geração de seu sistema operacional para dispositivos móveis. O beta 4 do Android Q traz APIs finalizadas para os desenvolvedores poderem preparar seus aplicativos para a próxima atualização do sistema.
Essa atualização, no entanto, não é interessante apenas para os desenvolvedores. Ela mostra que o andamento do Android Q está indo conforme o planejado pela Google, chegando logo no início de junho, bem como a empresa havia prometido desde o anúncio do sistema. A previsão é termos mais duas versões beta no terceiro trimestre deste ano que já serão candidatas ao lançamento final, que acontece logo depois.
Com o Beta 4 do Android Q desenvolvedores já poderão colocar seus aplicativos feitos para o sistema na Google Play Store, além de enviar updates automáticos para eles diretamente para os usuários. Será possível também adicionar suporte para o tema escuro, profundidade dinâmica no caso dos apps que acessam a câmera, entre outros recursos suportados pelo futuro sistema.
O Android 10 Q, na verdade, vai trazer diversas novidades além das citadas acima. Há um grande foco em inteligência artificial, aprendizado de máquina e deep learning e a Google está incentivando também o desenvolvimento de apps compatíveis com novo modo desktop. Nós fizemos um resumo das novidades na época de seu anúncio, na Google I/O:
Já dá para baixar o Android Q em 23 aparelhos, veja como testar
Empresa antecipou algumas das novidades que chegarão no Android 10
Para quem estiver interessado, há celulares específicos que podem testar o beta do Android Q oficialmente - você pode conferir se o seu está na lista dos compatíveis neste link. Modelos do Google Pixel, obviamente, são compatíveis, e seus usuários vão receber a atualização para o Beta 4 automaticamente (OTA). Os donos de dispositivos de outras fabricantes precisam esperar a distribuição pelas marcas de seus respectivos smartphones.
Fonte: Neowin