Imagens do Ark OS, sistema da Huawei para substituir o Android, aparecem na internet
Créditos: Huawei

Imagens do Ark OS, sistema da Huawei para substituir o Android, aparecem na internet

Ao que parece, a solução da firma chinesa pode ser baseada no OS da Google

Após o governo dos Estados Unidos sancionar uma lei proibindo empresas locais de negociarem com a Huawei, a companhia chinesa está fazendo o que pode para se manter no mercado mobile sem o Android e deve lançar seu próprio sistema operacional ainda este ano. Recentemente, a fabricante registrou o nome Ark OS na Alemanha e algumas fotos do suposto software também apareceram na internet.

O registro do nome apareceu no Escritório de Marcas e Patentes da Alemanha. Esta não é a primeira vez que o OS aparece em órgãos oficiais, o que pode significar um lançamento iminente. Recentemente, um executivo da empresa disse que o sistema operacional poderia ser lançado dentro de pouco tempo no mercado chinês.

As imagens do Ark OS foram publicadas por um blog alemão e mostram algumas partes da suposta interface do sistema operacional. As capturas exibem algumas telas do sistema de instalação de aplicativos.


Imagem: Mobile Indian

Como é possível ver, existem algumas semelhanças entre o software exibido nas imagens e o sistema operacional da Google, o que levantou teorias de que o Ark OS da Huawei é baseado no Android.

Apesar da Google não ter permissão para fazer negócios com a Huawei e liberar serviços como a Play Store para a companhia, o Android é um software de código aberto e a fabricante chinesa pode utilizar a base do sistema operacional para a criação de sua nova solução.

O sistema da Huawei pode trazer compatibilidade com apps do Android

Trazer um OS baseado no Android seria uma ótima solução para a Huawei, já que a companhia driblaria um dos principais problemas de lançar um novo sistema operacional no mercado: a ausência de apps.

De acordo com o site Mobile Indian, caso a companhia não adote a base do Android nativamente em seu novo OS, a empresa deve trazer uma "camada de compatibilidade" para fazer os aplicativos do sistema da Google rodarem em seu software.


Imagem: Mobile Indian

Segundo o Mobile Indian, os vazamentos também mencionam a Android Green Alliance, uma joint-venture formada pela Huawei, Alibaba, NetEase e Tencent em 2016 para aprimorar a experiência do sistema operacional móvel na China. Com isso, pode ser que a companhia já tenha uma solução para trazer aplicativos ao seu OS.

Até agora, a Huawei não comentou oficialmente sobre os vazamentos, ou seja, é sempre bom ficar com um pé atrás sobre a veracidade das informações. Segundo um executivo, a empresa já trabalha em um sistema operacional próprio há tempos e a solução que será lançada já está pronta desde o ano passado. Com isso em mente, pode ser que as imagens sejam antigas e não representem o produto atual da companhia chinesa.

De qualquer forma, o negócio é ficar de olho nos próximos passos da Huawei, que está fazendo tudo que pode para se manter no mercado.

Via: Mobile Indian
User img

Mateus Mognon

Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.

TUTORIAL: Como escolher um celular? Entenda melhor as características do seu smartphone!

TUTORIAL: Como escolher um celular? Entenda melhor as características do seu smartphone!

Ajudamos a galera a entender melhor o que significa cada característica do celular


Serviço de streaming Huawei Video chega no México, Colômbia e Chile

Serviço de streaming Huawei Video chega no México, Colômbia e Chile

Chegada no Brasil ainda não tem data confirmada


Mi 10 Vs. Mi Note 10: quais as diferenças entre os dois smartphones da Xiaomi?

Mi 10 Vs. Mi Note 10: quais as diferenças entre os dois smartphones da Xiaomi?

Fizemos considerações sobre as principais características de cada um dos smartphones


Samsung Galaxy Note 20+ pode vir com Snapdragon 865+, indica rumor

Samsung Galaxy Note 20+ pode vir com Snapdragon 865+, indica rumor

Benchmark do celular no Geekbench mostra que ele virá com um processador de maior desempenho


YouTube começa a testar o Shorts, novo rival do TikTok

YouTube começa a testar o Shorts, novo rival do TikTok

A novidade começou a chegar para alguns usuários do aplicativo