Homem usa drone para gravar vídeos íntimos de moradores em um condomínio na Bahia
Créditos: Reprodução/ Bahia Meio Dia

Homem usa drone para gravar vídeos íntimos de moradores em um condomínio na Bahia

A Polícia Civil encontrou 1800 arquivos de imagens salvos no celular do suspeito

Os moradores de um condomínio na localidade da Alameda Bela Vista em Salvador, Bahia, viveram um problema digno de um episódio do Black Mirror. Thiago Silveira, funcionário de um buffet infantil, é acusado de usar um drone para filmar a vida íntima de diversos moradores, salvando tudo em seu celular. Os supostos objetivos de Thiago não foram revelados e ele foi preso em flagrante no domingo, primeiro de junho, depois das denúncias das vítimas.

De acordo com a Polícia Civil, o suspeito tinha até imagens de adolescentes e foi autuado pelo crime de importunação sexual e liberado logo em seguida. O suspeito tinha sempre a mesma técnica: ele aproximava o jovem drone inocente de janelas e gravava a vida dos moradores, como um Big Brother bizarro e não autorizado.

08/05/2019 às 21:20
Notícia

Quadrilha usa drone da linha Inspire da DJI para entregas em ...

Além do Inspire, outros drones também eram usados para transportar drogas, celulares e até cartas

A enfermeira Débora Cerqueira disse ao Bahia Meio Dia (BMD) que mora no condomínio com as duas filhas e não sabe se foi filmada."Imagine aí que você está em um momento íntimo, sabendo que ele colheu informações e sabe-se lá o que vai fazer. Se ele vai botar em um site de pornografia, ou vai vender para algum lugar. Eu mesmo fiquei chocada com essa situação", reclamou a moradora.

O advogado Lucas Cardoso, especialista em direito imobiliário, disse ao BMD que os moradores que tiveram a privacidade violada podem entrar com uma ação na justiça contra o suspeito. "Ele pode ingressar com uma ação requerendo danos morais e materiais contra esse terceiro que gravou, porque a Constituição Federal estabelece que a privacidade é um direito inviolável", esclareceu o advogado.

Em um comunicado, a empresa de buffets infantis disse que não compactua com a postura do sujeito e o acusado foi demitido assim que a empresa teve conhecimento do evento.

25/05/2019 às 17:10
Artigo

Veja o que é necessário por lei ao decolar um drone no Brasil

Muitos não sabem que para decolar grande parte dos drones é necessário alguns procedimentos

Obviamente, o drone, que foi forçado a ser cúmplice do crime, foi apreendido pela Polícia Civil. O pequenino não tinha nota fiscal e a licença da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). O acusado provavelmente não conhecia os parâmetros informados pelo SARPAS; certas infrações ao controlar um drone com mais de 250 gramas, como voar a 30 metros de pessoas não anuentes, podem causar multas, e até prisão. No Brasil, existem diversas dúvidas sobre como usar drones dentro da lei; você pode ler um pouco mais sobre o assunto aqui no Mundo Conectado.

 

Fonte: G1
User img

Tadeu Mattos

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.