Novos controladores da Phison chegam com promessa de SSDs com dobro do desempenho
Créditos: Legit Reviews

Novos controladores da Phison chegam com promessa de SSDs com dobro do desempenho

Se os M.2 NVMe já eram rápidos, imagine os PCIe 4.0 baseados nos controladores PS5016-E16 e PS5019-E19

A Phison anunciou os seus novos controladores PS5016-E16 e PS5019-E19, os primeiros do mercado a utilizar tecnologia PCIe 4.0. O controlador é a peça de hardware que gerencia o intercâmbio de dados entre o computador e a memória interna do SSD, sendo essencial para a operação da unidade de estado sólido.

A nova geração do procolo de conexão PCI-Express chega trazendo como principal novidade níveis inéditos de desempenho, chegando na casa da largura de banda de 8GB/s. Isso é quase o dobro do que oferecia o PCIe 3.0 x4, que era o padrão dos SSDs NVMe topo de linha lançados nos últimos meses.

Site oficial: Controlador Phison PS5016-E16

Durante a Computex 2019, feira que foi encerrada no último dia 1º, diversas empresas parceiras promoveram demonstrações de seus próprios SSDs com o controlador Phison PS5016-E16. Entre elas estavam Corsair, Gigabyte, Essencore/Klew, Patriot e Galax, entre outras. Todas as fabricantes estavam usando dispositivos fabricados com a técnica 3D NAND, mas os novos produtos da Phison são capazes de trabalhar com diferentes peças dentro do próprio SSD.

O que é NVM Express (NVMe), o padrão criado especialmente para SSDs

De acordo com a Phison, seus novos produtos podem ser utilizados em dispositivos de armazenamento usados em hardware para PCs gamer, soluções para Inteligência Artificial das Coisas (AIoT), automóveis e em aplicações de computação.

O site Guru3D aponta que a AMD teria investido pesado para que os novos controladores da Phison fossem lançados antes do previso. Especula-se que a fabricante investiu US$ 15 milhões para que eles chegassem ao mercado em até 9 meses.

Continua após a publicidade

O primeiro dos modelos a ser disponibilizado para as fabricantes será o Phison PS5016-E16, com o Phison PS5019-E19 chegando um pouco depois. A empresa não confirmou uma data exata. Porém, segundo o site Anand Tech, tudo aponta que eles estarão disponíveis para as fabricantes de SSDs ainda em 2019. Logo depois disso, espera-se a chegada de SSDs com suporte para PCIe 4.0 ao mercado.

Via: Adrenaline, Anand Tech, Guru3D
User img

Carlos Felipe

Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation, época em que também se divertia com o Super Nintendo dos outros. Em 2005 migrou parao PC, e aí começou a se interessar por tecnologia também. Apesar disso, nunca conseguiu largar a preferência por jogos de corrida e de esporte, principalmente os de futebol. Estuda jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.