Apple apresenta o iPadOS, sistema operacional próprio para tablets
Créditos: Apple

Apple apresenta o iPadOS, sistema operacional próprio para tablets

Uma versão do iOS 13 otimizada para telas maiores

Durante a  WWDC 2019, a Apple apresentou oficialmente o iPadOS, um sistema operacional próprio para os tablets da empresa. Após aparecer em vazamentos, a novidade já era esperada e traz exatamente o que o nome indica: uma edição do iOS com otimizações especiais para os iPads.

O objetivo do novo sistema é trazer uma experiência de uso avançada para os tablets da companhia. As funcionalidades extras permitem que o usuário tire mais proveito da tela grande dos iPads e dá mais foco para a execução de múltiplas tarefas.

A principal novidade presente no iPadOS é o suporte para tela dividida, chamado de Split View, que permite usar editores de texto como Notas, Word e servidores de e-mail em um novo formato. Além disso, também é possível fazer dois apps rodarem ao mesmo tempo com a funcionalidade.

A ferramenta Slide Over permite que o usuário troque de aplicativo rapidamente usando gestos, enquanto o aplicativo Exposé abre uma janela com todos processos abertos. A experiência de navegação web também foi aprimorada e o navegador Safari exibirá sites com melhor integração ao iPad.

Imagem: Apple

A Apple também adicionou novos atalhos por meio do touchscreen para melhorar a produtividade como um atalho de "copiar e colar" que funciona ao fazer movimento de pinça com os dedos na tela.

A empresa também promete mais funcionalidades para a Apple Pencil, que funcionará no OS com uma latência de apenas 9 milissegundos. O acessório agora pode marcar documentos, e-mails e páginas da web inteiras rapidamente, além de contar com uma nova palheta de cores com design feito para facilitar a vida do usuário.

O aplicativo de arquivos do iPad também evoluiu e ganhou suporte para cartões microSD e pendrives, além de mais integração com o iCloud Drive. A interface da ferramenta também mudou e agora possui uma coluna para pré-visualização de itens selecionados.


Imagem: Apple

Outra mudança importante está na interface inicial do sistema operacional, que traz uma aparência similar ao iOS 13, mas com mais foco na produtividade e melhor aproveitamento do grande espaço do display. Agora, por exemplo, o usuário pode colocar widgets na tela inicial do iPad. 

03/06/2019 às 15:50
Notícia

As 15 principais novidades iOS 13

Tema escuro, proteção da privacidade e até o "Google Street View" da Apple

Como o iPadOS foi desenvolvido junto com o iOS 13, o sistema também conta com diversas funcionalidades presentes no software dos iPhones, incluindo modo noturno, teclado flutuante, fontes customizadas, o novo aplicativo de Mapas aprimorado e o sistema de login "Sign In with Apple". 

Disponibilidade

O novo sistema operacional para iPads já foi liberado para desenvolvedores do Apple Developer Program e chegará em beta público ainda este mês. Os interessados devem ficar de olho neste site da empresa.

Quanto aos consumidores, o negócio é esperar até a segunda metade do ano, pois a versão final do iPadOS chega entre setembro e dezembro deste ano. A novidade estará disponível gratuitamente para os seguintes aparelhos: iPad Air 2 e seus sucessores, todos os modelos iPad Pro, iPads a partir da quinta geração e também no iPad mini 4 ou superior.

Fonte: Apple
User img

Mateus Mognon

Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

A GoPro HERO9 Black chegou - praticamente PERFEITA!

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.