Apple apresenta o iPadOS, sistema operacional próprio para tablets
Créditos: Apple

Apple apresenta o iPadOS, sistema operacional próprio para tablets

Uma versão do iOS 13 otimizada para telas maiores

Durante a  WWDC 2019, a Apple apresentou oficialmente o iPadOS, um sistema operacional próprio para os tablets da empresa. Após aparecer em vazamentos, a novidade já era esperada e traz exatamente o que o nome indica: uma edição do iOS com otimizações especiais para os iPads.

O objetivo do novo sistema é trazer uma experiência de uso avançada para os tablets da companhia. As funcionalidades extras permitem que o usuário tire mais proveito da tela grande dos iPads e dá mais foco para a execução de múltiplas tarefas.

A principal novidade presente no iPadOS é o suporte para tela dividida, chamado de Split View, que permite usar editores de texto como Notas, Word e servidores de e-mail em um novo formato. Além disso, também é possível fazer dois apps rodarem ao mesmo tempo com a funcionalidade.

A ferramenta Slide Over permite que o usuário troque de aplicativo rapidamente usando gestos, enquanto o aplicativo Exposé abre uma janela com todos processos abertos. A experiência de navegação web também foi aprimorada e o navegador Safari exibirá sites com melhor integração ao iPad.

Imagem: Apple

A Apple também adicionou novos atalhos por meio do touchscreen para melhorar a produtividade como um atalho de "copiar e colar" que funciona ao fazer movimento de pinça com os dedos na tela.

A empresa também promete mais funcionalidades para a Apple Pencil, que funcionará no OS com uma latência de apenas 9 milissegundos. O acessório agora pode marcar documentos, e-mails e páginas da web inteiras rapidamente, além de contar com uma nova palheta de cores com design feito para facilitar a vida do usuário.

O aplicativo de arquivos do iPad também evoluiu e ganhou suporte para cartões microSD e pendrives, além de mais integração com o iCloud Drive. A interface da ferramenta também mudou e agora possui uma coluna para pré-visualização de itens selecionados.


Imagem: Apple

Outra mudança importante está na interface inicial do sistema operacional, que traz uma aparência similar ao iOS 13, mas com mais foco na produtividade e melhor aproveitamento do grande espaço do display. Agora, por exemplo, o usuário pode colocar widgets na tela inicial do iPad. 

03/06/2019 às 15:50
Notícia

As 15 principais novidades iOS 13

Tema escuro, proteção da privacidade e até o "Google Street View" da Apple

Como o iPadOS foi desenvolvido junto com o iOS 13, o sistema também conta com diversas funcionalidades presentes no software dos iPhones, incluindo modo noturno, teclado flutuante, fontes customizadas, o novo aplicativo de Mapas aprimorado e o sistema de login "Sign In with Apple". 

Disponibilidade

O novo sistema operacional para iPads já foi liberado para desenvolvedores do Apple Developer Program e chegará em beta público ainda este mês. Os interessados devem ficar de olho neste site da empresa.

Quanto aos consumidores, o negócio é esperar até a segunda metade do ano, pois a versão final do iPadOS chega entre setembro e dezembro deste ano. A novidade estará disponível gratuitamente para os seguintes aparelhos: iPad Air 2 e seus sucessores, todos os modelos iPad Pro, iPads a partir da quinta geração e também no iPad mini 4 ou superior.

Fonte: Apple
Motorola Moto G8 Play

Motorola Moto G8 Play

Confira a ficha técnica


Xiaomi libera download da MIUI 11 para todos Redmi Note 7 e mais dispositivos

Xiaomi libera download da MIUI 11 para todos Redmi Note 7 e mais dispositivos

Smartphones Redmi 7 e Redmi Note 5 Pro devem receber a atualização da interface em breve


Snoppa Vmate filma em 4K e é mais um concorrente para o DJI Osmo Pocket

Snoppa Vmate filma em 4K e é mais um concorrente para o DJI Osmo Pocket

Gadget pesa 118 gramas e também cabe na palma da mão


Google Photos agora suporta o envio de mensagens

Google Photos agora suporta o envio de mensagens

O novo recurso começou a ser disponibilizado hoje nos aplicativos para iOS, Android e na versão Web


Qualcomm e Xiaomi revelam que Mi 10 virá com processador Snapdragon 865

Qualcomm e Xiaomi revelam que Mi 10 virá com processador Snapdragon 865

Smartphone chega no primeiro trimestre de 2020