As 15 principais novidades iOS 13
Créditos: Divulgação Apple

As 15 principais novidades iOS 13

Tema escuro, proteção da privacidade e até o "Google Street View" da Apple

A Apple detalhou algumas das novidades do iOS 13, e a próxima versão do sistema da Apple traz um grande conjunto de novidades em interfaces e funções do sistema que irá povoar os dispositivos móveis da empresa, como iPhones e iPads.

Dark experience

O sistema ganhou uma nova roupagem com um tema escuro. O "dark experience" adapta todas as principais interfaces para trazer um tema mais escuro, algo que será muito bem aproveitado pelas telas OLED de aparelhos mais recentes da empresa.

Sign-in com Apple.

Para os preocupados com sua privacidade, a Apple trouxe uma alternativa para proteger seus dados quando faz o login em serviços online: ao invés de serviços como Facebook e Google, o "Sing-in with Apple" pode ser usado,  não cedendo informações como e-mail, amigos, gênero e data de nascimento, por exemplo. O usuário pode optar por mostrar o e-mail, ou caso não queira, a Apple cria um falso que reencaminha para o seu pessoal, mantendo seu endereço anônimo.

Escrever deslizando

Uma das novidades mais velhas (ao menos para os usuários Android) foi a introdução da digitação através do deslizar pelo teclado, em uma experiência semelhante ao traçamento no T9 e que se popularizou muito com o SWYPE no sistema da Google. Você desliza o dedo sobre as teclas e o sistema prediz qual palavra você está formando.

Lembretes na adivinhação

Reminders ganhou uma melhoria que torna ele capaz de tentar adivinhar quando você deve ser notificado de um lembrete.

Continua após a publicidade

Street View da Apple

Agora o iOS pode exibir uma foto do endereço onde foi feito a busca e também navegar pelo caminho de forma imersiva. É basicamente o Street View, e se chama LookAround.

Suas câmeras online, seguras

De olho em segurança e compartilhamento de dados, a empresa anunciou um novo serviço para câmeras conectadas, evitando que essa informação sensível seja acessada por terceiros. Agora o HomeKit Secure Video inclui criptografia para suas câmeras online, iniciativa que também traz até roteadores dentro do protocolo de criptografia para aumentar a segurança.

Compartilhar foto e nome

Agora você pode automatizar a atualização de foto e contato do usuário, fazendo que apareça sua foto e seu nome ao invés da imagem genérica de ligação e o número. Esse processo é feito através do iMessage, só entra em ação quando você troca mensagens, controlando quem tem acesso a esses dados.

Animojis animados para mensagens

A Apple foi longe nas capacidades de customizações do Animoji, avatar animado que faz uso das câmeras e sensores na parte frontal  Agora há uma grande variedade de customizações para a criação de seu avatar no sistema iOS, com direito a maquiagem, acessórios, chapéus, piercings, penteados, entre outros.

Continua após a publicidade

Além da customização, os Animojis agora também geram um conjunto de stickers para usar nas mensagens baseadas em seu Animoji, com reações pré-programadas, os memojis stickers.

Novos modos estúdio

O modo estúdio ganhou novas configurações que recriam diversas situações, da mesma forma como um estúdio profissional muda a posição das luzes para criar efeitos diferentes.

Nova edição de fotos e vídeos

Agora o usuário ganhou novas capacidades de edição de multimídias. As fotos podem ter saturação, brilho, balanço de branco, redução de ruído e contraste, por exemplo, rapidamente corrigidos. Esses ajustes também podem ser feitos em vídeos.

Navegar pelas fotos

Inteligência artificial reorganiza fotos mais relevantes e tira imagens duplicadas ou fotos de recibo, por exemplo.  O resultado é uma bela composição que organiza automaticamente as fotos mais interessantes e inclusive deixa as mais importantes em um tamanho maior.

Siri no AirPod

Agora a assistente por voz da Apple consegue responder sem a necessidade do comando "Hey, Siri". Qualquer app poderá usar essa função através do SDK do Messages.

Siri menos robótica

A Apple está usando uma rede neural para evoluir a naturalidade da fala da Siri, usando apenas software, o resultado foi uma fala bem menos travada.

Mandar ligações indesejadas para aquele lugar

Apenas apareceu na tela no meio de várias outras coisas, e foi mencionado por poucos instantes, mas a empresa falou da capacidade do sistema identificar ligações de robôs ou de marketing, e direcionar para a caixa de mensagens, sem aborrecer o usuário com essa ligação irritante.

iPad ganhou um iOS pra chamar de seu

Confirmando vazamentos, o iPad ganhou um novo sistema, buscando diferenciar mais a experiência comparado ao que é oferecido em aparelhos com telas mais compactas, com o iPhone. O iPadOS traz uma série de modificações nas interfaces e funcionalidades buscando usar de forma mais eficiente o grande display disponível.

User img

Diego Kerber

Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego colabora com a Adrenaline na produção de notícias e artigos na coluna "Vida Digital".

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.