Notches, câmeras retráteis, reversíveis, sliders... Está surgindo todo tipo de solução diferente na atualidade para resolver um mesmo "problema": o espaço que a câmera frontal ocupa num smartphone, impedindo as fabricantes de entregarem telas maiores sem aumentar também o tamanho do celular. Mas, no futuro, todas essas tecnologias podem acabar sendo lembradas apenas como uma fase de transição para a solução que deve se tornar a definitiva: uma câmera "invisível", escondida diretamente embaixo da tela do smartphone. Sabemos que Samsung e Xiaomi já estão trabalhando no desenvolvimento dessa tecnologia, e hoje, dia 3 de junho, a Oppo mostrou a dela funcionando pela primeira vez:
O tweet oficial da Oppo foi seguido por outros de uma conta chamada Ice Universe, conhecida por vazar imagens de smartphones e dispositivos móveis. Podemos ver um pouco mais da câmera funcionando nesses novos tweets:
Podemos ver pelos vídeos que a câmera realmente funciona por baixo da tela, mostrando o que passa na frente dela na imagem. Podemos ver que, pelo menos neste protótipo, a qualidade de imagem não é lá essas coisas. Pode ser que nos primeiros smartphones lançados com a tecnologia, a qualidade seja sacrificada pelo avanço.
O interessante no "timing" do tweet da Oppo é que ele veio apenas algumas horas depois de uma outra postagem, do vice-presidente da Xiaomi, entrando em mais alguns detalhes a respeito de sua própria solução de câmera embaixo da tela.
Continua após a publicidade
Segundo Wang Xiang, a Xiaomi tem a melhor solução para o formato porque o display tem uma área superior que se torna completamente transparente para revelar a câmera, o que permitiria a entrada de mais luz e, por consequência, a possibilidade de tirar fotos melhores.
No ritmo de divulgação da tecnologia, pode ser que o primeiro aparelho realmente incorporando esse tipo de câmera seja anunciado ainda este ano.
Fonte: Android Police